quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Por que ciclistas depilam as pernas?

A questão aerodinâmica não é o único motivo pelo qual ciclistas depilam as pernas
A questão aerodinâmica não é o único motivo pelo qual ciclistas depilam as pernas – Foto: Specialized.
Não, não é por questão de vaidade. Ou pelo menos essa não é a única ou principal razão pela qual ciclistas depilam as pernas. O que tornou esse ritual tão comum entre os praticantes do esporte são benefícios tanto físicos quanto psicológicos. A questão da melhora aerodinâmica é a mais citada, mas existem outros benefícios físicos e até psicológicos que estimulam o hábito. A seguir, o Prólogo destaca os principais motivos pelos quais ciclistas depilam as pernas.
Aerodinâmica
Na verdade, depilar as pernas muda muito pouco em termos de aerodinâmica. É um ganho bem pequeno, e ainda assim obtido só com altas velocidades (acima de 40 km/h). Acaba sendo vantajoso apenas em provas de velódromo, onde muitas vezes a disputa é decidida por frações de segundo.
Higiene
Muitos ciclistas depilam as pernas por questão de higiene. Os pelos dificultam a limpeza e tratamento de ferimentos causados por quedas. Sem eles fica mais fácil limpar o local e aplicar a medicação, o que ajuda a evitar possíveis infecções e favorece uma cicatrização muito mais rápida.
Massagem
Ciclistas que treinam de forma intensa e muitos dias na semana acabam recorrendo a sessões de massagem para relaxar a musculatura e acelerar a recuperação. Aplicar a técnica numa perna depilada é mais fácil e evita aquela dor quando os pelos são puxados.
Psicológico
A ausência de pelos faz com que o ciclista tenha uma maior sensibilidade nas pernas. Com isso, também é maior a sensação em relação ao ganho velocidade. Para muitos, esse fator acaba sendo um estímulo psicológico, fazendo com que o ciclista se sinta mais potente e motivado.
Vai experimentar?
Para quem não quer encarar a cera quente, existem outras opções como a depilação a laser, máquina de barbear e os tradicionais aparelhos com lâminas. A frequência para se depilar acaba variando de atleta para atleta. Não adianta estipular um tempo fixo, depende muito do crescimento dos pelos do seu corpo.
(Fonte: Alex Veenke, triatleta e personal trainer na Universidade de Oklahoma, Estados Unidos)
Por Karina Dias
http://prologo.ativo.com/ciclismo/por-que-ciclistas-depilam-as-pernas/

Nenhum comentário: