segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Teste mostra risco de bikes elétricas no teto

Carregar bicicletas motorizadas em racks de teto pode ser perigoso segundo estudo de seguradora
Bicicletas elétricas podem ser carregadas no carro da mesma forma que as comuns, certo? Errado. Um crash test feito pela seguradora Allianz na Alemanha mostrou que esses modelos precisam ser levados em racks especiais, que consigam lidar com o peso muito maior das bicicletas elétricas. 
Geralmente, os suportes comuns de teto podem carregar modelos que pesam até cerca de 20 kg, 5 kg a menos que o peso comum de uma elétrica. O excesso de peso faz com que elas sejam arremessadas para frente numa colisão, já que os racks não aguentam o peso extra.
Um erro comum é se basear apenas pela capacidade máxima do rack. Por exemplo: um rack para três bicicletas pode carregar até 45 kg, mas divididos entre três unidades de 15 kg. Portanto, apenas uma bicicleta mais pesada já ultrapassa os limites do equipamento. No entanto, a maior parte das bicicletas elétricas têm as baterias removíveis. Tirá-las ao colocá-las no suporte diminui o peso total e reduz a possibilidade de problemas.
Nos testes com racks presos na traseira do carro, mesmo uma manobra de desvio rápido já forçou os suportes além do projetado, e as bicicletas chegaram a quebrar uma lanterna do carro com a movimentação. Em um ensaio, as tiras que prendem as bicicletas se soltaram ao passar em lombadas, deixando todo o conjunto perigosamente solto.
fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,teste-mostra-risco-de-bikes-eletricas-no-teto,25800,0.htm
Por e-mail: Adelmo

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