quinta-feira, 20 de agosto de 2015

90% dos acidentes com bicicletas acontecem por imprudência

Pesquisa é da Guarda Municipal de Volta Redonda, RJ.

Câmeras do Ciosp registram irregularidades a todo momento.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
Uma pesquisa da Guarda Municipal de Volta Redonda, RJ, apontou que 90% dos acidentes envolvendo ciclistas poderiam ser evitados se todos respeitassem as normas de trânsito. As câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registram irregularidades a todo momento.
"Nunca andar na mão de contramão de direção, ter atenção nos cruzamentos, andar sempre ao lado direito da borda, né, alinhamento da pista, e nunca andar entre veículos, fazendo zig zag no meio das vias, respietar semáforo, faixa de pedestres. Calçadas jamais, que calçada é lugar do pedestre não é pro ciclista andar. Então são coisas que ajudam na convivência boa do dia a dia do trânsito", explicou Silvano Teixeira de Paula, inspetor da Guarda Municipal.
O maior problema é que não existe uma regulamentação exigindo uma placa ou qualquer tipo de identificação das bicicletas e sem isso, fica difícil responsabilizar quem não respeita as leis. O caminho é mesmo a conscientização.
"O ciclista tem as regras para poder cumprir. Tem os equipamentos obrigatórios para ser utilizados. Tudo isso aí pra facilitar a visualização dele e evitar acidentes na via pública", disse Silvano.
tópicos:
http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/08/90-dos-acidentes-com-bicicletas-acontecem-por-imprudencia.html

Nenhum comentário: