terça-feira, 28 de julho de 2015

Venda de churros em bicicleta na PB mostra necessidade de planejamento

27/07/2015 

Ideia nasceu depois de três negócios fracassados. 

Especialista destaca pontos que podem ajudar no sucesso do negócio.

Do G1 PB
Churro gourmet em João Pessoa é novo negócio de paraibano que já fracassou em três empreendimentos (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)Churro gourmet em João Pessoa é novo negócio de paraibano que já fracassou em três empreendimentos (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
Uma bicicleta que anda pela cidade vendendo churros gourmet. A ideia inusitada foi o jeito que o empreendedor paraibano Henrique Castro, de 22 anos, achou para voltar ao mercado depois de apostar em três outros projetos que não deram certo. O negócio móvel, que pega carona na onda dos food trucks, nasceu da experiência do empreendedor, que aprendeu que planejamento é indispensável para o negócio dar certo.
Rodrigo conta que a ideia de montar um churros gourmet já era antiga, mas a dificuldade era levar os negócio pra rua. “Com essa onde de food truck, food bike, a gente adaptou uma bicicleta e foi pra rua. E está dando certo”, comemora. O negócio de Rodrigo está nas ruas de João Pessoadesde a quinta-feira (23). Como sócia, ele tem a própria namorada, com quem ele divide a tarefa de fazer os churros com várias opções de recheio e cobertura, divulgando pelas redes sociais onde a bicicleta vai passar.

Misturar as contas pessoais com a da empresa, por exemplo, ainda é um erro muito comum que leva pelo menos 20% dos pequenos empreendedores a fechar as antes de completar dois anos no mercado. É por isso que, segundo Martinho, planejamento é tão importante e exige disciplina, mas pode garantir o sucesso e o crescimento financeiro de quem está começando.
Segundo o analista técnico do Sebrae Martinho Montenegro, os empreendedores prcisam ficar atentos ao controle do fluxo financeiro.
Com as experiências anteriores que foram mal sucedidas, Rodrigo aprendeu a lição. “A gente trata ela como empresa: compra direto dos fornecedores e tem planilha onde a gente lança o faturamento, as despesas, custos da equipe e o lucro”, garante.
Martinho explica que planejamento é saber a necessidade de capital de giro, do valor do investimento, da assistência técnica de cada produto. É preciso também saber precificar esse produto. “Ele [o empreendedor]tem que ter ideia, mesmo que intuitiva, do público que tem potencialidade para comprar aquele produto. O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendedor, principalmente os pequenos”, destaca.
fonte: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/07/venda-de-churros-em-bicicleta-na-pb-mostra-necessidade-de-planejamento.html

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