sexta-feira, 3 de julho de 2015

Google inaugura ferramenta que indica rotas para ciclistas no Rio

Novo recurso indica ciclovias existentes na cidade e também traça caminhos onde não existem faixas exclusivas

O DIA
Rio - Com cerca de 12 ciclistas pedalando pela ciclovia no trecho entre a Praia de Botafogo até o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, foi inaugurado o botão do Google Maps dedicado a quem usa a bicicleta como meio de transporte na cidade.
A ferramenta, já inaugurada em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, vai mostrar os 380 km de malha cicloviária existente no Rio, considerada a maior da América Latina. O subsecretário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Altamirando Morais, comemorou o aplicativo, que estará disponível tanto no desktop como quanto para Android e IOS, e vai auxiliar milhares de ciclistas existentes na cidade.
"É importante porque é um reconhecimento internacional do Rio como uma cidade modelo para o transporte sustentável. A gente sempre usou a bicicleta para o lazer e agora é uma tendência mundial. Os combustíveis fósseis são extremamente poluentes e não tem mais como um cidadão ter um carro. A bicicleta melhora a saúde e a cidade", disse.
Novo recurso do Google Maps dedicada a ciclistas (destaque) dá rotas pelas ciclovias da cidade do Rio
Foto:  Reprodução Google Maps
Adepta da modalidade, a administradora Luiza Lunardelli, de 30 anos, aprovou o aplicativo no celular. "Achei muito útil, valeu muito a pena. Ele mostra onde estão exatamente as ciclovias."
O piloto de aeronaves Christiano Wiltgen, 33, que mora há três anos no Rio, costuma fazer o trajeto entre sua casa na Tijuca até a Urca de bicicleta. "Tenho notado que se tem investido em ciclovias novas, o que é muito bom. Antes tinha medo de andar de bicicleta pela cidade", revelou.
Além de mostrar as ciclovias existentes na cidade, a ferramenta também dá opções por vias com veículos na ausência de faixa exclusiva. Também são mostradas trilhas, estradas para ciclistas e trilhas sujas/não pavimentadas. O usuário também pode adicionar caminhos que costuma fazer de bike. Para auxiliar os ciclistas, são mostrados o tempo estimado de viagem, distância e a elevação do terreno.
Reportagem: Clara Vieira
fonte:http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-07-02/google-inaugura-ferramenta-que-indica-rotas-para-ciclistas-no-rio.html

Nenhum comentário: