domingo, 14 de junho de 2015

Menino cego que andou de bicicleta pela 1ª vez é destaque no Encontro

12/06/2015 14h06 - Atualizado em 12/06/2015 14h07

Eduardo andou de bicicleta graças a projeto desenvolvido em Joinville

Dudu pedalou pela primeira vez (Foto: RBS TV/Divulgação)Dudu pedalou pela primeira vez graças a projeto em Joinville (Foto: RBS TV/Divulgação)
O menino Eduardo Fermiano – o Dudu –, que é cego e recentemente experimentou a sensação de andar de bicicleta pela primeira vez, foi destaque no programa Encontro com Fátima Bernardesdesta sexta-feira (12). Ele tem 6 anos e conseguiu a façanha graças a um projeto que envolve o grupo Pedala Joinville e a Associação Joinvilense para Integração do Deficiente Visual (Ajidevi).
O programa exibiu uma reportagem do apresentador Marcos Pereira sobre o projeto, além de conversar com o garoto e sua mãe no estúdio do programa. Dudu contou como foi a experiência. "Parece até que estou andando de moto", disse ele, principalmente pela sensação do vento batendo no rosto.
Ela também faz questão de dizer que "não tem medo de nada". "Eu já caí da escada, mas quando a gente cai, a gente chora e depois levanta. Os meus amigos a escola também já caíram", disse ele, para reiterar o quanto é corajoso. 
A primeira pedalada teve o auxílio do guia voluntário Francisco Hoff de Moraes, o Xico, que explica como é possível conseguir a façanha: “É uma bicicleta infantil e terapêutica, dupla. Quem comanda o movimento da roda é a pessoa de trás, mas a criança, que vai na frente, mexe o guidão, pedala, tem a sensação de conduzir. Ele sentiu toda a emoção, o vento no rosto. Ficou numa euforia, não queria mais sair”, conta o guia Xico.
A mãe de Dudu também esteve no programa e afirmou que o garoto está mais criativo após ter aprendido a andar de bicicleta. Segundo ela, o convívio com os amigos também melhorou depois da experiência. 
fonte:http://gshow.globo.com/RBS-TV-SC/noticia/2015/06/menino-cego-que-andou-de-bicicleta-pela-1-vez-e-destaque-no-encontro.html

Nenhum comentário: