quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Nadar e pedalar são atividades que complementam o treino de corrida

Para manter e melhorar o condicionamento físico e acelerar a recuperação muscular, estes outros exercícios aeróbicos se tornam estratégia positiva

Por Rio de Janeiro
Cada corredor responde de forma única ao treinamento. Entre os fatores que fazem de você um ser diferenciado na corrida estão a sua genética (predisposição para se adaptar ao exercício), histórico de treinamento e de lesões, saúde geral e estilo de vida (o que come, como dorme e lida com o estresse, por exemplo). Todos esses aspectos devem ser levados em consideração quando um treinamento é elaborado. Colocar outras atividades aeróbicas, como pedalar e nadar, pode ser uma estratégia positiva para o seu corpo e performance?
eu atleta natacao e bike (Foto: eu atleta)
Vale a pena pedalar?
Para manter e melhorar o condicionamento físico, pedalar pode ser uma boa pedida nos dias em que não for correr. Como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações por conta do impacto com o solo. Como não é o caso de se tornar um craque no ciclismo, vá com calma, treinando com moderação.
Vale a pena nadar?
Alternar corrida com natação pode pode ajudá-lo a render mais e a recuperar-se melhor, a dica é cair na água nos dias de treino mais leve. Tanto correr quanto nadar promovem a melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, mas a natação também dá uma aliviada, principalmente, nas articulações dos joelhos e da coluna. A ideia é que o corredor caia na piscina pelo menos uma vez na semana. Os maiores benefícios aparecem para os corredores já acostumados a nadar de vez em quando, de acordo com pesquisas sérias. No caso de iniciantes, o corpo tende a sofrer um desgaste extra e às vezes desnecessário - e isso pode acabar atrapalhando a sua recuperação.



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