terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Giro d’Italia anuncia equipes convidadas

Southeast, do brasileiro Rafael Andriato, e equipe polonesa participarão da grande volta italiana

giro-pelotao
Foram divulgadas nesta segunda-feira (19) as cinco convidadas do Giro d’Italia (9 a 31 de maio), primeira grande volta do ano. São elas Bardiani CSF, Southeast, Androni Giocattoli, Nippo Vini Fantini e a CCC Sprandi Polkowice. Elas se juntam aos 17 Pro Teams, que possuem vagas automáticas a todos os eventos do Pro Tour (1ª divisão do ciclismo).
A principal novidade é a CCC Sprandi Poklowice, equipe polonesa que desde 2003 não disputa uma grande volta. Naquele ano, quando fazia parte da primeira divisão, disputou justamente o Giro d’Italia. Desde então, passou pelas divisões Continental e Pro Continental, mas sem participar de uma prova de três semanas. Para 2015 o conjunto polonês contratou diversos ciclistas como Sylvester Szmyd (ex-Movistar), Grega Bole (ex-Vini-Fantini) e Stefan Schumacher (ex-Christina Watches). Já o líder da equipe segue sendo o italiano Davide Rebellin, veterano de 43 anos.
As demais equipes são todas italianas. Bardiani, Androni Giocattoli e a Yellow Fluo, agora conhecida como Southeast, participaram da última edição. Chamada de Neri-Sottoli em 2014, a Southeast, que possui no elenco o brasileiro Rafael Andriato e o recém-contratado Alessandro Petacchi, conquistou a vaga após ser campeã da Copa da Itália. Agora patrocinada por uma empresa chinesa (que batiza a equipe) possui um uniforme cinza.
A quarta vaga italiana foi para outra equipe ‘meio-italiana meio-asiática’. Trata-se da Nippo Vini-Fantini, antiga Team Nippo (Japão). No plantel da equipe, destaque para o ex-campeão do Giro d’Italia Damiano Cunego e Antonio Nibali, irmão mais novo de Vincenzo Nibali. Em 2015 o grupo terá três ciclistas japoneses.
Ficaram de fora do Giro d’Italia 2015 a Team Colombia, convidada em 2013 e 2014, e a Europcar, MTN-Qhubeka e o Bora-Argon 18, convidadas para o Tour de France.
O Giro d’Italia 2015 acontece entre os dias 9 e 31 de maio. Atual campeão, Nairo Quintana (Movistar) declarou que não irá defender seu título, optando por focar-se no Tour de France. Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), Fabio Aru (Astana), Rigoberto Urán (Etixx-Quickstep) e Richie Porte (Sky) surgem como os primeiros favoritos.
http://prologo.ativo.com/especiais/giro-ditalia-anuncia-equipes-convidadas/

Nenhum comentário: