segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Canadá constrói velódromo para o Pan e prevê avanço no ciclismo

24/01/2015 15h30 - Atualizado em 24/01/2015 15h30

Instalação passou por evento-teste este mês. No Brasil, local que receberá

ciclismo de pista, em 2016, está em obras e preocupa

Por Toronto, Canadá


A construção do velódromo para receber as Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, virou a principal preocupação quando se trata das obras para os Jogos. No Canadá, um velódromo também gerou expectativa e, depois de dois anos de construção, saiu do papel e vai receber os Jogos Pan-Americanos, em julho deste ano, na cidade de Toronto. Acostumados a deixar o país para treinar ou competir em instalações com padrão olímpico, os atletas canadenses estão animados com o novo momento e convictos no crescimento do ciclismo com o novo espaço. 
- Só de saber que podemos começar a desenvolver o esporte no Canadá a ter mais crianças pedalando, aprendendo sobre o esporte que amo, adoraria ver mais gente praticando - disse a ciclista Monique Sullivan.
A ciclista Kate O'Brien está radiante com o novo velódromo, o primeiro do país homologado pela união ciclística internacional. Melhor que isso, segundo ela, só a chance de receber um grande evento, como os Jogos Pan-Americanos, e ter a chance de competir com o apoio da torcida.
-  Ter este tipo de instalação no Canadá é incrível, claro. Vencer aqui será melhor ainda - afirmou.
Este mês, o velódromo recebeu o evento-teste que serviu para avaliar não apenas a pista, mas os serviços, o trabalho dos voluntários e toda a logística. No Rio de Janeiro, o velódromo está com as obras atrasadas, mas com previsão de ser concluído ainda em 2015. Um evento-teste está agendado para março, a cinco meses dos Jogos. Teddy Katz, diretor de comunicação do Comitê Organizador do Pan, considera a etapa importantíssima para que tudo dê certo no evento. 
Velódromo em Toronto; Jogos Pan-Americanos (Foto: Reprodução SporTV)Velódromo passou por evento-teste este mês (Foto: Reprodução SporTV)
- Tudo que vai acontecer nos bastidores dos Jogos, as pessoas estão aprendendo neste evento e vendo quais lições podem aprender para que, se houver erros, eles sejam consertados aqui e não sejam cometidos quando os Jogos começarem, em julho - explicou. 
A construção do velódromo, segundo ele, será fundamental para desenvolver o esporte no país, mas também será um legado para toda a comunidade, que poderá aproveitar o espaço para outras atividades - a área central da pista, usada para o aquecimento dos atletas, tem o tamanho de três quadras, que podem servir para prática de esportes como vôlei.
- É uma instalação poliesportiva que foi criada não só para o esporte de alta performance, mas também foi criada para a comunidade - afirmou.
fonte:http://sportv.globo.com/site/programas/momento-pan/noticia/2015/01/canada-constroi-velodromo-para-o-pan-e-preve-avanco-no-ciclismo.html

Nenhum comentário: