segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Personal vai pedalar de São Paulo a Brasília em prol de projetos sociais da capital

Na próxima sexta-feira, às 6h, o personal começará uma jornada de mil quilômetros de pedalada, de São Paulo a Brasília

Kiara Mila Oliveira
kiara.mila@jornaldebrasilia.com.br

A princípio tudo pode parecer desconexo, mas foi a partir de uma simples pergunta que o personal trainer Roberto Menescal, de 42 anos, resolveu ajudar ao próximo. Na próxima sexta-feira, às 6h, o personal começará uma jornada de mil quilômetros de pedalada, de São Paulo a Brasília. 
“Professor, me passa as músicas que você tem?” é a frase frequentemente usada nas academias em que Roberto trabalha e que lhe rendeu a ideia de fazer a viagem. Cada quilômetro percorrido equivale a uma lata de leite doada. A doação é realizada quando o aluno pede para gravar os hits da playlist do personal.
A viagem será somente o trecho de volta, pois Roberto seguirá com um amigo em seu carro e voltará pedalando para a capital, enquanto o colega usará seu veículo como apoio na autoestrada. Em São Paulo, Menescal encontrará outro amigo ciclista que topou pedalar ao seu lado. A volta é dia 16 e a chegada será quatro dias depois.
“Estou levando quatro pneus e 10 câmaras de ar. A bicicleta é só uma mesmo e vamos torcer para que tudo dê certo”, espera. O custo da viagem para os três integrantes ficou em R$ 12 mil. A maior parte da quantia vem de doações e o restante do próprio bolso deles. O valor total vai custear as hospedagens, alimentação e combustível para o veículo.
Vontade maior que o medo
O maior obstáculo é vencer a longa quilometragem, mas Menescal teme o estado das estradas, a forte chuva e o perigo que tudo pode trazer à sua vida. 
A velocidade máxima na autoestrada é de 100 km/h, mas o ciclista veterano sabe que nem sempre os motoristas respeitam os limites estabelecidos.
Marcado na memória
A motivação apareceu de fato quando o professor visitou uma creche no Recanto das Emas e se espantou ao ver apenas uma lata de leite em pó disponível na dispensa do lugar. 
O alimento serviria para saciar mais de 60 crianças. “Eles começaram a dar colheradas do leite para que ninguém ficasse de fora. Isso me tocou profundamente”, relembra.
Esta, porém, não é a primeira vez que Menescal vai pedalar por dias. Quando era mais novo, o Campeão do Meeting Internacional de Goiânia aventurou-se em longas pedaladas para competir de Brasília ao Rio de janeiro. O trajeto foi percorrido quatro vezes, mas esta é a primeira vez que ele faz em prol das causas assistenciais.
“A gente acha tanta dificuldade para criar um filho. Imagina uma creche que tem mais de 1.500 crianças?”, reflete.
As experîências e vivências de Roberto dão força para que ele realize o feito. Por se tratar de uma atitude de apoio ao próximo, o personal acredita que não terá problemas em concluir sua odisseia. “Vai ser complicado, mas por uma boa causa Deus sempre ajuda e eu tenho mais de 20 anos de ciclismo. Já dava para aposentar por tempo de carreira”, disse.
O rei das playlists
Com um gosto musical que agrada a grande parte de seus alunos, o personal que vai pedalar garante que o sacrifício é para “igualar a balança”. “Achei que uma lata seria muito pouco. A gente passa mais de dois gigabites só de música”, brincou.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: