quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Brian Cookson: Ciclismo é a modalidade que mais luta contra o doping

por João Ruela, com Lusa

Brian Cookson: Ciclismo é a modalidade que mais luta contra o doping
Fotografia © Reuters
Antes de a UCI anunciar a decisão sobre o futuro da Astana no circuito mundial do próximo ano, Brian Cookson assegurou que o combate ao doping no ciclismo é exemplar.
O presidente da União Ciclista Internacional (UCI) afirmou nesta quarta-feira que o ciclismo é a modalidade que mais luta contra o doping, perante as suspeitas sobre a Astana, equipa do vencedor da Volta a França de 2014.
A comissão de licenciamento da UCI deverá anunciar nas próximas horas a decisão sobre a renovação da licença competitiva para 2015 da formação cazaque, que conta com o italiano Vincenzo Nibali, depois de uma série de controlos antidoping positivos.
No entanto, o presidente da UCI, Brian Cookson, afirmou que antes de tomar uma decisão final, o organismo vai conferir as recentes alegações de colaboração com a Astana do médico Michele Ferrari, necessitando, para isso, de informações da federação e do comité olímpico italianos.
O clínico italiano, irradiado do desporto por doping, negou a ligação, mas Cookson afirmou que estas alegações são "novas e muito sérias", assumindo, perante um pequeno grupo de jornalistas, que estas não foram tidas em conta na avaliação da comissão de licenciamento.
"Há dois grupos de desportos: os que têm problemas com doping e estão a tentar ativamente a fazer algo sobre isso e gostaria de dizer que nós estamos na liderança. Depois, há aqueles desportos que têm problemas com doping e continuam em negação e que, mais cedo ou mais tarde, vão ter problemas", referiu Cookson.
http://www.dn.pt/desporto/antidoping/interior.aspx?content_id=4287505

Nenhum comentário: