sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Prefeitura vai fazer 8 mil pontos para bicicletas

Objetivo da CET é que a cidade tenha até 20 mil paraciclos, estruturas de metal para prender a bike


Fernando Eduardo gostou do paraciclo no Largo do Paissandú / Léo Martins/Diário SP

Por: Filipe Sansone
filipe.sansone@diariosp.com.br
A cidade de São Paulo vai ganhar mais de 8 mil paraciclos (estruturas de ferro usadas para prender bicicletas com correntes). Atualmente, a capital tem  4.606 pontos de paradas para bikes e o objetivo da Prefeitura é chegar a 20 mil vagas.
Hoje existem 4.382 vagas em bicicletários (locais fechados com zeladoria e destinados ao estacionamento de bicicletas), a maioria ligados às estações do Metrô e da CPTM e outras 223 vagas em paraciclos instalados em toda a cidade, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). 
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, cada ponto deve custar R$ 350 para ser instalado. “Esses pontos vão atender principalmente às margens das ciclovias e também vamos tentar colocá-los próximos a pontos de ônibus de grande movimentação”. disse. “Também estamos incentivando que empreendimentos privados invistam em paraciclos.”
Já foram instalados como projeto-piloto paraciclos nos largos São Francisco e Paissandú, Vale do Anhangabaú e na Rua Doutor Falcão, todas no Centro, na Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, e na Praça Braúna, na Zona Leste.
Na opinião de ciclistas ouvidos pelo DIÁRIO, a iniciativa é positiva, mas a melhor medida seria criar mais bicicletários, pois os paraciclos são vulneráveis e é arriscado ter a bicicleta furtada. Na Estação do Anhangabaú, por exemplo, costumava haver um bicicletário com 16 vagas, que não existe mais. Onde ele estava foram instalados três paraciclos que estavam vazios na tarde de quarta-feira (5).
“Eu ia estacionar minha bicicleta no bicicletário daqui, mas não tenho coragem de deixar ela parada nesse ferro apenas com uma corrente. Alguém pode furtar minha bike rápido”, reclamou o ator Majó Cesan, de 40 anos. “Vou até o bicicletário da Santa Cecília.”
http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/74530/prefeitura-vai-fazer-8-mil-pontos-para-bicicletas

Nenhum comentário: