segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ciclistas romeiros percorrerão 75 km de Pará de Minas a Leandro Ferreira

Bike Romaria reunirá mais de cem fiéis em percurso até o túmulo do padre Libério. Largada está programada para as 6h deste domingo, no Parque do Bariri

Romaria sobre duas rodas vai de Pará de Minas a Leandro Ferreira (Foto: Divulgação)
Fé que supera a distância. Mais de cem ciclistas do Centro-Oeste de Minas estão em contagem regressiva para a Bike Romaria que sairá de Pará de Minas com destino ao túmulo do padre Libério Rodrigues Moreira, ou padre Libério (como ficou popularmente conhecido), em Leandro Ferreira, neste domingo (9). Serão 75 quilômetros de percurso, passando por estradas de terra e trilhas em matas. 
A largada será no Parque do Bariri, a partir das 6h. De lá, os ciclistas partirão para o local onde padre reconhecido por sua vida piedosa e por alguns milagres foi sepultado. Serão cerca de sete horas de pedaladas. Desafio que o empresário Guilherme Cassini Júnior, de 50 anos, pretende tirar de letra. 
Guilherme Cassini Júnior, 50, já participou de quatro bike romarias (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)Guilherme Júnior já participou de quatro edições (Foto: Guilherme Júnior/Arquivo pessoal)
- Já participei de quatro edições dessa bike romaria. Tenho uma bicicleta apropriada para longas distâncias. Penso que muita gente participa do evento por causa da fé em padre Libério. Outros participam simplesmente para aproveitar o passeio. Eu vou pelos dois - disse. 
Jairo Mendes Ferreira é um dos organizadores da Bike Romaria. Ele contou que foram abertas 131 vagas para ciclistas. As inscrições custaram R$ 70 e já estão esgotadas. A idade mínima para participar é de 15 anos.
- Alcançamos uma participação maior nesta edição. O trajeto terá algumas novidades em relação aos dos anos anteriores. Terá terrenos mais acidentados - revelou. 
Quem participar receberá alimentação. Água será disponibilizada em três pontos de parada. Durante todo o trajeto, uma equipe de médicos acompanhará de perto os ciclistas. 
Ciclistas em frente à casa de Padre Libério, em Leandro Ferreira (Foto: Divulgação)Ciclistas fazem orações em Leandro Ferreira (Foto: Divulgação)
Na chegada a Leandro Ferreira, momento de fé e devoção. Os ciclistas darão as mãos e irão fazer  orações pela memória do padre. 
No início da noite, os aventureiros voltarão para casa em um ônibus alugado. Um caminhão-baú estará logo atrás, levando as bicicletas. 
- É um esforço muito gratificante. Participo da Bike Romaria desde a segunda edição e a cada ano cresce o número de participantes. Sem dúvida, é mais fácil para quem já tem algum contato com bicicleta - diz o contador Carlos Daniel de Sousa, de 65 anos, que também é acostumado com esse tipo de transporte. 
CUNHO SOCIAL
A Bike Romaria alimenta a solidariedade. A cada edição, segundo a organização, uma entidade de Pará de Minas recebe doações de produtos adquiridos com parte do dinheiro obtido com as inscrições. Este ano, as doações irão para o Oratório Salesiano, no bairro Serra Verde, que atende crianças em risco social. De acordo com o organizador Jairo Mendes Ferreira, cada criança receberá um kit escolar. 
http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/noticia/2014/11/ciclistas-romeiros-percorrerao-75-km-de-para-de-minas-leandro-ferreira.html

Nenhum comentário: