segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Andar de bicicleta causa impotência? Veja 5 mitos sobre o ciclismo

Ciclistas (Thinkstock)
As bicicletas têm se multiplicado pelo mundo - e junto com elas as lendas sobre seus benefícios e desvantagens.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de pessoas que usam bicicleta para ir ao trabalho cresceu 60% na última década, segundo dados do censo em junho.
Na América Latina, cidades como São Paulo, Cidade do México e Bogotá começaram a implantar sistemas de bicicletas públicas, ciclovias e ciclofaixas, numa tendência que se repete por todo o continente.
A BBC responde a cinco dos principais mitos que se espalham por fóruns de ciclistas na internet.

Emagrece?

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica, o tipo de exercício adequado a quem quer emagrecer. A questão é que a perda de peso depende de quantas calorias são perdidas e quantas são consumidas.
Ciclismo (Thinkstock)
A perda de peso varia de acordo com a velocidade e a dieta feita pelo ciclista
Um estudo divulgado pela publicação científica British Medical Journal revelou que homens e mulheres que chegam ao trabalho de maneira ativa (de bicicleta, correndo ou caminhando) possuem um índice de massa corporal e percentual de gordura corporal significativamente menor daqueles que usaram outra forma de transporte.
Uma pessoa que pesa 58kg, por exemplo, pode queimar entre 170 e 250 calorias se pedalar em um ritmo relaxado. Esse número pode chegar a mais de 400 se a velocidade for moderada, ou superior a 700 calorias se o ritmo for maior.
Ou seja, andar de bicicleta pode ajudar a perder peso, mas depende da velocidade e da dieta feita para complementar o desgaste físico.

Prejudica o sexo?

Fertilidade, impotência, dormência... Um dos maiores mitos em relação à bicicleta está nos efeitos na vida sexual dos usuários, tanto de mulheres como de homens.
Ciclismo (Thinkstock)
Um dos maiores mitos em relação à bicicleta está sobre o impacto na vida sexual dos usuários
No caso das mulheres, há dois anos foi publicado um estudo que questionava se a posição na bicicleta poderia causar adomercimento e perda de sensibilidade na área genital.
O estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, referia-se à altura do guidão em relação ao assento. Se fosse menor, produzia uma pressão maior sobre o períneo e uma sensação menor no assoalho pélvico, entre o ânus e a vagina.
Mas pesquisadores explicaram que essa condição poderia ser alterada com uma mudança na posição do guidão, e que este havia sido um estudo pequeno, com um grupo reduzido de mulheres, e que seriam necessárias novas pesquisas com mulheres que usam a bicileta como meio de transporte.
Em relação aos homens, há diversos estudos mostrando que o ciclismo pode causar distúrbios genitais e disfunção erétil. Mas as últimas pesquisas, em que foram analisados mais de 5 mil ciclistas, não encontraram associação com o tempo gasto na bicileta e infertilidade.

Ajuda a reduzir os níveis de poluição?

É evidente que o aumento do uso de bicicletas como meio de transporte reduz o uso de veículos nas cidades.
Ciclismo (Thinkstock)
Uso maior de bicicletas diminui a poluição causada por veículos, mas os ciclistas podem inalar de 2 a 5 vezes mais partículas poluentes
No entanto, essa estatística não favorece diretamente os ciclistas - eles podem inalar de 2 a 5 vezes mais partículas poluentes do que aqueles que viajam de carro.
Estudos do pesquisador Luc Int Panis, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas Flamengo, e do professor Jonathan Grigg, da Escola de Medicina de Londres, apontam que a causa é a rápida respiração profunda daqueles que andam de bicicleta.
Isso faz com que você respire mais partículas ultrafinas que estão no ar, que chegam a ser de centenas de milhares em um centímetro cúbico nas horas de maior tráfego.

É ruim para os joelhos?

Depende da posição. Especialistas recomendam que as pessoas pesquisem sobre o tamanho adequado e a postura correta sobre a bicicleta.
Ciclismo (Thinkstock)
Especialistas dizem que usuários devem mesclar ciclismo com outros exercícios
A ação repetitiva de pedalar pode causar grande desconforto se o movimento não for fluído, o que se consegue ajustando o banco a uma altura adequada. Também é aconselhável começar a pedalar em um ritmo moderado e aumentar a intensidade gradualmente.
Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto e, por isso, é frequentemente recomendado no tratamento de reabilitação de pessoas que sofreram lesões. Mas especialistas em medicina esportiva recomendam mesclar o uso da bicicleta com outros tipos de maior impacto, como corrida.
O objetivo é desenvolver músculos diferentes e evitar problemas em outras partes do corpo, como articulações e ossos.

Com capacete ou sem capacete?

O medalhista olímpico britânico Chris Boardman divulgou sua lista de prioridades para ciclistas no qual excluiu o uso de capacete.
Ciclismo (Thinkstock)
Uso do capacete gera debate acalorado entre ciclistas
"O problema que desanima as pessoas é que você está tão seguro em uma bicicleta como à pé. Estatisticamente, é mais seguro do que estar em seu próprio banheiro. Não há nada de errado com os capacetes, mas se apenas 0,5% das pessoas usam-no na Holanda, que é um dos países mais seguros, deve ser por uma razão", disse Boardman à BBC.
Esta posição gerou uma série de críticas e Boardman - que integra uma campanha do governo britânico para estimular o uso das bicicletas - defendeu sua posição, destacando mais os benefícios alcançados pelo exercício do que os riscos de não se usar o capacete.
No entanto, o Instituto de Seguros dos Estados Unidos para Segurança nas Estradas informou que a maioria das 722 mortes registradas entre ciclistas em 2012 foi de pessoas que não usavam capacetes.
Segundo o instituto, os capacetes também reduziram os riscos de lesões no cérebro em 85%.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/11/141104_ciclismo_mitos_hb

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