quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Escola põe bicicleta ergométrica para prevenir obesidade

Inovação aconteceu em uma escola na Carolina do Norte, nos EUA; ideia é prevenir a obesidade, mal que já atinge cerca de 17% das crianças e jovens norte-americanos

Lendo e pedalando...
Lendo e pedalando...
PUBLICADO EM 08/10/14 - 14h24
Uma escola norte-americana resolveu inovar na forma que seus alunos ficam na sala de leitura. Ao invés de deixá-los sentados em cadeiras comuns, eles ficam em bicicletas ergométricas. Esta pode ser uma forma de utilizar melhor o tempo que eles ficariam parados na escola e de dar uma lição em contraponto ao sedentarismo.
A inovação aconteceu em uma escola na Carolina do Norte, nos EUA. Por lá, todos os dias, os alunos têm um tempo destinado à leitura de livros e revistas. Aproveitando esse momento e sabendo que o exercício físico estimula também o cérebro, a Ward Elementary, em Winston-Salem, apostou nas bicicletas como forma de prevenir a obesidade, mal que já atinge cerca de 17% das crianças e jovens norte-americanos. A ideia, também, era melhorar o foco das crianças. Foi assim que surgiu o Read and Ride.
O projeto foi satisfatório. No fim do ano, a proficiência de leitura das crianças que participaram do Read and Ride era 50% maior. Além disso, elas se sentiam mais estimuladas à prática de outras atividades físicas.
Incentivados pelo sucesso do programa, que já tem cinco anos, outras 30 escolas copiaram a ideia. Algumas outras, inclusive, inseriram as bikes dentro das salas de aula. Assim, uma ou duas bicicletas ficam no fundo da sala: quem quer, vai lá e pedala um pouquinho.
http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/escola-p%C3%B5e-bicicleta-ergom%C3%A9trica-para-prevenir-obesidade-1.928786

Nenhum comentário: