quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Belo Horizonte: Prefeitura presenteia crianças com ciclovias no Parque Municipal

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, inaugurou no sábado, dia 11, duas ciclovias infantis no Parque Municipal. Essas ciclovias são destinadas a crianças de até 12 anos, que utilizam bicicletas com aros 12, 14 e 16. Com os traçados projetados para causar o menor impacto ambiental possível, as ciclovias foram construídas de modo a não restringir o acesso de pedestres a qualquer parte do parque e a oferecer as melhores condições de segurança para utilização pelas crianças. Uma ciclovia foi implantada próximo ao Largo do Sol, ao redor do playground, e outra, nas imediações do Lago dos Marrecos. “A iniciativa vai estimular as famílias a ir ainda mais ao parque”, ressaltou o prefeito Marcio Lacerda. Confira abaixo os detalhes das ciclovias:
Largo do Sol
A ciclovia implantada no Largo do Sol tem extensão de 302 metros em uma faixa ao redor do playground. Para acessá-la, a portaria mais próxima é a da Alameda Ezequiel Dias. 
Lago dos Marrecos
A ciclovia construída próximo ao Lago dos Marrecos tem 185 metros de extensão por faixa, com circulação nos dois sentidos. O acesso mais fácil a ela é pela portaria principal da Avenida Afonso Pena, 1.377.
As ciclovias do Parque Municipal fazem parte do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que está implantando em Belo Horizonte uma rede de ciclovias. 
Pedala BH
A Prefeitura, por meio da BHTrans, criou o programa Pedala BH com o propósito de promover o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. A bicicleta é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, não poluente, silencioso, flexível em seus deslocamentos e saudável.
O programa Pedala BH foi incluído no Planejamento Estratégico da BHTrans em 2005, quando foram elaboradas as diretrizes para a sua concepção. Hoje, faz parte do Plano de Mobilidade da capital, tendo em vista os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos. Belo Horizonte possui hoje 70,42 quilômetros de ciclovias e, até o final do ano, a BHTrans tem a meta de atingir os 100 quilômetros.
O programa Pedala BH prevê, ainda, a implantação de paraciclos e bicicletários – equipamentos para estacionamento de bicicletas – em vários pontos da cidade. O Pedala BH promove, ainda, parcerias entre a iniciativa pública e a privada para o incentivo ao uso da bicicleta, como a estabelecida entre a Prefeitura e a Serttel/Samba Transportes Sustentáveis, com patrocínio do banco Itaú, para o uso de bicicletas compartilhadas em Belo Horizonte.
 
Bike BH
O Sistema de Bicicletas Compartilhadas é um conjunto de ações do programa Pedala BH, de incentivo ao uso da bicicleta na capital. A cidade conta, atualmente, com 29 estações e 290 bikes, localizadas em diversos pontos da cidade, como na orla da Lagoa da Pampulha, na Savassi, na Praça da Liberdade, no Mercado Central, na Praça Afonso Arinos e na Praça Rui Barbosa, entre outros pontos (consulte a localização das estações no site
www.mobilicidade.com.br/bikebh
http://suacidade.org/belo-horizonte/prefeitura-presenteia-criancas-com-ciclovias-no-parque-municipal#.VD_eT_ldWro

Nenhum comentário: