terça-feira, 28 de outubro de 2014

Artesão constrói bicicleta de bambu e tenta recorde

Motivado pelo filho, ciclista vai percorrer cerca de 2.500 km até Salvador, na Bahia

02
O atleta de SP passou por BH antes de seguir em direção à Bahia na busca de um recorde
PUBLICADO EM 28/10/14 - 04h00
Para tentar entrar no livro dos recordes, o Guinness Book, o artesão e atleta de Suzano, no interior de São Paulo, Mateus Nascimento, 46, está há nove dias na estrada em cima de uma bicicleta de bambu construída por ele. O objetivo de Nascimento é percorrer 2.500 km até Salvador, na Bahia, onde pretende chegar até dia 6 de novembro.

De passagem por Belo Horizonte, ontem, o ciclista contou que para cumprir o planejamento chega a pedalar 100 km por dia. “De Mairiporã até Extrema pedalei 12 horas seguidas”, disse.
Nascimento conta que a ideia partiu do filho adolescente. “Eu trabalho com artesanato há muito tempo. Fabrico móveis de bambu, e aí meu filho viu algumas imagens e me deu a ideia. Essa é a primeira que fabriquei, já tenho há dois anos e até agora não danificou nada”, conta.
Para construir o equipamento que pesa 10 kg, o artesão também utilizou peças reaproveitadas de outra bicicleta e levou cerca de quatro dias. “O bambu, além de sustentável, é bem resistente. Acredito que seja uma boa ideia porque a vida útil de uma bicicleta convencional não é muito longa, e o bambu é biodegradável”, argumenta Nascimento.
O atleta deixa a capital mineira hoje, mas passa ainda por outras 26 cidades no Estado, entre elas Itabira, Governador Valadares e Teófilo Otoni. “O carinho do povo mineiro é fora do comum, as pessoas são muito hospitaleiras”, diz.
http://www.otempo.com.br/interessa/artes%C3%A3o-constr%C3%B3i-bicicleta-de-bambu-e-tenta-recorde-1.938530

Nenhum comentário: