quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Uso de bicicleta em São Paulo cresce 50%



23.09.2014  19:55
Habitantes da cidade começam a usar cada vez mais este meio de transporte para ir para o trabalho.
Por Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil
O número de pessoas que passaram a usar a bicicleta como meio de transporte diário não pára de crescer em São Paulo, uma cidade que tem o trânsito automóvel quase ao nível da saturação. A informação consta num levantamento realizado no final de agosto pelo Ibope, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, só agora divulgado.
De janeiro a agosto deste ano, o número de novos ciclistas nas ruas da capital paulista cresceu 50%, mostra o estudo. Em 2013, o Ibope estimou que 174,1 mil pessoas usavam a bicicleta não apenas como lazer, aos fins de semana, mas diariamente, para irem para o trabalho ou para a escola, entre outros destinos. Já no levantamento realizado no mês passado, o número dos que afirmaram usar a bicicleta todos os dias nas suas deslocações, subiu para 261,1 mil.
Esse aumento do número de novos ciclistas diários acompanhou o aumento do número de ciclovias criadas nos últimos meses. Se em 2013 o número total de vias exclusivas para bicicletas era de 73 km, em toda a cidade de São Paulo, só desde de junho já foram criados outros 70,6 km de novas ciclovias, aumentando o total para quase 174 km.
A decisão da Câmara Municipal de São Paulo de implantar 10 km de ciclovias por semana pela cidade, que no início gerou alguma controvérsia, agradou no entanto aos habitantes. No mesmo levantamento, o Ibope constatou que 88% dos paulistanos apoiam a criação desses corredores exclusivos para bicicletas e querem vê-los alastrar-se ainda mais por outras regiões da cidade.
http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/uso_de_bicicleta_em_sao_paulo_cresce_50.html

Nenhum comentário: