quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Movida a músculos, bicicleta quer espaço no trânsito

 
   Quem faz teste teórico para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Paraná a partir desta semana precisa ter na ponta da língua conteúdos da legislação de trânsito que envolvem direção defensiva e ciclistas.
    O Detran aumentou de 25 para 40 os itens do banco de perguntas sobre ciclistas nos exames de motoristas e motociclistas.
    Para o maior grupo de ciclistas do Paraná, o CicloIguaçu, a bicicleta que está aumentando presença em vias urbanas é o elo mais fraco na corrente do tráfego e há necessidade de que os governantes comecem a reservar faixas de tráfego e vias específicas para os ciclistas.
    Autoridades acreditam que a maioria dos condutores de carros e motocicletas são bem intencionados, mas só isso não evita acidentes com os ciclistas. O Detran do Paraná produziu 200 mil exemplares de uma cartilha com dicas e orientações sobre a convivência com a bicicleta, com artigos sobre o uso da bicicleta no tráfego para orientação dos ciclistas e motoristas.
    Para os motoristas, uma regra básica é procurar manter uma distância lateral de 1,5 metro de distância do ciclista. Para o cliclista: não pedalar na contramão, na calçada, obedecer as leis de tráfego tendo em mente que será o mais prejudicado em qualquer acidente.
http://blogs.odiario.com/frances/2014/08/21/movida-musculos-bicicleta-quer-espaco-transito/

Nenhum comentário: