segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conheça a bicicleta que se transforma em cadeado

fonte:

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/08/conheca-bbicicleta-que-se-transforma-em-cadeadob-e-afasta-ladroes.html

Cansados de perder suas bikes para os criminosos, três estudantes chilenos desenvolveram um projeto antirroubo

REDAÇÃO ÉPOCA
10/08/2014 14h58 - Atualizado em 10/08/2014 15h05
Yerka, a bicicleta contra ladrões. Projeto foi criado por três estudantes chilenos de Engenharia (Foto: Yerka Web/divulgação)
Você evita sair de bicicleta com medo de que a roubem quando estacionar? Pois fique atento a esta inovação. Um grupo de estudantes chilenos de Engenharia criou uma bike, digamos, antirroubo. A diferença da tradicional é: você não precisa carregar um cadeado, a bicicleta se transforma em um cadeado.
O "Projeto Yerka" espera ser a solução definitiva para roubos das magrelas de duas rodas. O desenho projetado por Andrés Roi, Juan José Monsalva y Cristóbal Cabello, três estudantes cansados de perder suas bicis para os ladrões, permite que uma das partes seja removida e acoplada a um objeto fixo na rua. São bicicletas modulares, que se transformam em cadeados. Em questão de segundos a bicicleta passa do seu estado normal à sua forma de cadeado, que promete aumentar a segurança ao estacionar em lugares abertos (assista ao vídeo abaixo).
Claro que contra ladrões e suas inimagináveis formas de atuar não há 100% certeza de que a inovação é eficaz. O fato é: se não for uma solução definitiva, ela ajuda, e muito, já que para transformar em cadeado é preciso usar o assento da bicicleta. Com isso, destruindo o assento, não tem como o ladrão fugir com facilidade.
O projeto está em desenvolvimento e ainda não se sabe quando chegará às lojas nem os preços de venda. O fato é, mesmo que ainda esteja no papel, já é uma grande ideia.

Nenhum comentário: