terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ciclistas pedem por segurança nas ruas de Salvador

por

Noemi Flores
Publicada em 19/08/2014 07:25:38
No Dia do Ciclista, hoje, apenas os Amigos de Bike pedalam, como fazem todas as terças-feiras, com concentração na praça do ex-clube do Bahia, na Boca do Rio, às 20h30 e saída às 21 horas. Já o Movimento Salvador Vai de Bike para comemorar a data realiza um  Passeio Ciclístico no próximo sábado (23), com saída às 8h30 do Farol da Barra, que também celebra a inauguração da nova orla da Barra um espaço público destinado ao lazer.
De acordo com Helder Antonio Oliveira Guido, conhecido por Helder Ciclismo, coordenador  e fundador do grupo Pedal da Vila, do bairro de Vila Laura, neste dia é bom lembrar os principais problemas enfrentados pelos ciclistas que se tornaram queixas constantes.
“A falta de segurança na cidade, muitas vias esburacadas que prejudicam quem anda de bicicleta e a falta de educação e de conscientização dos motoristas. Devem entender que não é  só atividade física, mas estamos mostrando que podemos, sim, andar de bicicleta e que pode ser a solução do problema de mobilidade urbana. A gente quer poder  ir também de bicicleta para o trabalho com segurança”, concluiu Guido.
O ciclista conta que existem vários grupos de ciclismo em Salvador, formados em bairros. O grupo que coordena, Pedal da Vila, tem cerca de 50 participantes moradores de Vila Laura, o ciclista deixa bem claro “não cobramos valor algum para o ciclista participar.
 Ele citou outros grandes grupos como Amigos de Bike que reúne cerca de 200 pessoas, “se não me engano é o maior pedal noturno do país”, estimou. Já a Asbeb (Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia) que pedala somente no primeiro domingo de cada mês, com concentração às 8h30h e saída às 9h do Dique do Tororó, reúne cerca de 500 participantes.
Guido explicou que é difícil uma programação especial para a data específica porque todos os grupos têm sua rotina de passeio, dia da semana, horário e local. No caso do grupo que coordena, “saímos todas segundas-feiras às 20 horas, pelo bairro mesmo. Este grupo eu que formei, pois preparo iniciantes para sair às ruas com a conscientização de como pedalar com segurança”, afirmou.
O ciclista alerta que o importante para se sentir seguro nas ruas com a bicicleta é usar o capacete, o farol trazeiro e dianteiro, calçado adequado (pois não pode pedalar de chinelo), apito, luvas (opcional), câmara de ar, garrafa com água.
Passeio sábado no Farol da Barra
Quem quiser participar do Passeio Ciclístico no sábado (23), com saída às 8h30 do Farol da Barra, tem que chegar  às 8h e fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. De  acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), ligado à secretaria Municipal de Projetos Especiais, o percurso tem 9,5 quilômetros, e será uma oportunidade boa de reunir a família e os amigos para pedalar juntos, curtindo um momento de entretenimento e lazer com toda segurança da Guarda Municipal e apoio da Transalvador durante todo o trajeto.
Durante o passeio serão veiculados e distribuídos materiais educativos para conscientizar a população e os participantes sobre a importância de respeitar o ciclista. O roteiro do Passeio Ciclístico será Farol da Barra, Barravento, Clube Espanhol e Ondina Apart Hotel,  Avenida Ademar de Barros, faz o retorno na entrada da Ufba, retornando pela Avenida Oceânica em direção à Barra.
Quando chegar na altura do Cristo dobra a direita e entra na Rua Artur Neiva, pegando novamente a Avenida Centenário até o retorno da entrada do Calabar e volta passando pelo Shopping Barra, entra na Rua Airosa Galvão, retorna pela Avenida Oceânica até o Farol da Barra.
Prestes a comemorar um ano no próximo dia 22 de setembro, o MSVB- um conjunto de ações integradas, que incentivam o uso da bicicleta na capital soteropolitana - foi criado, pela Prefeitura de Salvador,  com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da cidade.
http://www.tribunadabahia.com.br/2014/08/19/ciclistas-pedem-por-seguranca-nas-ruas-de-salvador

Nenhum comentário: