terça-feira, 22 de julho de 2014

A ciclovia da av. dos Andradas precisa de conexão!

by  | jul 21, 2014

A ciclovia da Av. dos Andradas foi uma das primeiras a serem implantadas em Belo Horizonte. Ela compreende um trecho que se estende das proximidades da Av. Contorno até o presídio feminino, próximo à av. Silviano Brandão. Em 2011 , foi construído o trecho entre a av. Silviano Brandão e a av. Itaituba, mas sem ligação com o trecho antigo.
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A viclovia da av. dos Andradas não possui sinalização horizontal. Esse desenho foi feito por cidadãos que resolveram sinalizar a ciclovia.
edital da BHTRANS 03/2010, que gerou o contrato CT2033, previa a restauração do trecho já existente e a sua extensão para alcançar, de um lado, a ciclovia da Savassi, e, do outro, a ciclovia da av. dos Andradas entre av.Itaituba e Av. Silviano Brandão. Este edital era do tipo “por empreitada”, com escopo fechado. A ciclovia da av. dos Andradas fazia parte das rotas a serem instaladas em Belo Horizonte,conforme pode ser visto neste documento, que afirma que o terceiro segmento coincide, praticamente, com o trecho de ciclofaixa existente, na av. dos Andradas, a partir do presídio feminino.”
O contrato previa o pagamento de R$1.158.493,69 e teve um aditivo de R$24.373,24 (Termo Aditivo), somando um valor total de R$ 1.182.866,93. Quando o contrato expirou , em 29 de maio de 2012, os serviços previstos para a ciclovia da av. dos Andradas não tinham sido executados e a empreiteira responsável tinha recebido R$ 1.116.600,81 da quantia total prevista no contrato, o que corresponde a 94% do valor total. Além da ciclovia da Andradas, não foram executadas também a ciclovia da rua Itaituba e a Rota Cicloviária Norte. Da quilometragem total prevista no contrato, 18,8 Km, foram executados 9,62 Km, ou 51% do total.
A ciclovia da av. Andradas, conforme prevista pela prefeitura, não saiu do papel. A responsabilidade de torná-la mais que um projeto era do shopping Boulevard, como medida compensatória pela alteração do zoneamento feita para permitir a sua construção. De fato, existe uma lei, 9.568 de 2008, que cria o Parque Linear Bulevar Andradas e responsabiliza o empreendedor a executar todas a intervenções, incluindo a ciclovia, com R$ 5.552.634,30. O shopping teria o prazo de cinco anos para fazer todas as intervenções. O prazo expirou há mais de um ano, dia 10/06/2013. Caso o shopping não concluísse as intervenções neste prazo, ele teria que pagar uma multa de R$11.539.252,20.
Foto: Vinícius Túlio
Ciclovia sendo pintada em frente ao empreedimento na av. dos Andradas esquina com av. do Contorno. Foto: Vinícius Túlio
Passados seis anos, a ciclovia ainda não está pronta e não se tem a informação acerca do pagamento da multa por parte do shopping. Segundo a Revista Ecológico, o shopping repassou o montante R$ 5.552.634,30 para a prefeitura, para que o parque fosse feito por ela. Conforme pode ser visto Na execuçãoorçamentária do 3º quadrimestre de 2012, há, na subação “Obras do Boulevard Arrudas”, tendo como fonte a captação de recursos vinculados, um valor orçado de R$ 5.683.676,00 e R$ 0,00 desse valor pago.
Recentemente, em frente ao novo empreendimento construído na av. dos Andradas, está sendo pintada uma ciclovia. Fica a dúvida sobre ser ela a ligação entre a ciclovia da av. dos Andradas e a da Savassi (rua Piauí). No dia 18/07, os gestores públicos responsáveis pela construção de ciclovias na cidade foram indagados sobre essa nova ciclovia que está sendo pintada.
A documentação completa do Edital BHTRANS 03/2010 pode ser obtida pelo link: http://goo.gl/DYGt8g.
 Veja na imagem abaixo os trechos que precisam ser interligados. Em vermelho, o trecho existente. Em amarelo, o trecho em construção. Emverde, o trecho que precisa ser ligado.

http://bhemciclo.org/a-ciclovia-da-av-dos-andradas-precisa-de-conexao/

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