segunda-feira, 16 de junho de 2014

Saiba tudo o que você precisa fazer para se tornar um 'Homem de Ferro'

Somando natação, ciclismo e corrida, as provas totalizam 226km que devem ser finalizados em menos de 17h para que o participante se torne um Ironman.

Para alguns triatletas, os eventos com a distância Ironman são o suprassumo do esporte. Certamente, a cobertura da mídia ajudou a tornar esses eventos cada vez mais conhecidos. Inclusive algumas transmissões são repletas de histórias de pessoas comuns que conseguem ou não completar a prova. São imagens que realmente podem inspirar muita gente.

Igor Amorelli (Foto: Rafael Thomé)Brasileiro Igor Amorelli vence o Ironman Brasil, em Florianópolis  (Foto: Rafael Thomé)
O nome 'Ironman' é uma marca da World Triathlon Corporation (WTC), uma empresa privada. Algumas provas podem ter as distâncias do Ironman, mas não são da WTC e não podem carregar o nome 'Ironman'. Eventos oficiais da WTC são os únicos que classificam para o campeonato mundial do Havaí, realizado anualmente no mês de outubro. Triatletas também podem conseguir uma vaga no mundial do Havaí através de processos de seleção feitos pela loteria dos EUA.
Um evento Ironman é composto de 3,8km de natação, 180km de ciclismo, e 42km de corrida. Para quem conhece o Rio de Janeiro, é mais ou menos como nadar do Forte de Copacabana ao Forte do Leme, pegar a bike e ir até a Rua das Pedras em Búzios, e sair para correr umamaratona.
distância total do evento é de aproximadamente 226km, mas como as distâncias oficiais são em milhas, quando transformadas em quilômetros podem ser arredondadas para cima ou para baixo. Os competidores devem completar o percurso em menos de 17h para serem considerados oficialmente como 'finishers' (termo designado para os que cruzaram a linha de chegada antes do tempo). A média dos tempos finais é algo entre 12h30 e 13h. O recorde masculino em provas oficiais Ironman é de 7h45 do belga Marino Vanhoenacker, conseguido no Ironman da Áustria em 2011. O feminino é de 8h33 da britânica Chrissie Wellington, conseguido no Ironman Africa do Sul, também em 2011. Vale lembrar que as provas oficiais ao redor do mundo têm percursos diferentes, uns mais planos, outros nem tanto, e, por isso, alguns lugares são mais favoráveis para tempos mais baixos. Para ilustrar o exemplo do parágrafo anterior, o tempo dos 180km de ciclismo do recordista é de 4h15 (média de pouco mais de 42km/h, lembrando que ainda tem uma maratona para correr depois, que o nosso recordista fechou em 2h39, estonteantes 3’46”/km). Se você pegar o trânsito de um feriado de sol no Rio de Janeiro pode facilmente levar mais de 4:15h para chegar na Rua das Pedras de carro.
Por motivos de organização e logística, a maioria dos eventos com distância Ironman tem tempos de corte para cada segmento da prova. Em quase todos os eventos, os competidores devem completar a natação em menos de 2h20. Para os eventos que começam às 7h da manhã, o trecho de ciclismo deve ser concluído até as 17h30. E a maratona deve ser completada até a meia-noite. Se os triatletas não conseguirem ficar dentro do tempo de corte, a prova acaba antes de completarem a distância total.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Gustavo Luz Távora (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)Gustavo Luz Távora (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2014/06/saiba-tudo-o-que-voce-precisa-fazer-para-se-tornar-um-homem-de-ferro.html

Nenhum comentário: