quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bike Brasília já tem 13 mil pessoas cadastradas

Segundo o GDF, número de viagens já passa de cinco mil

Da Agência Brasília
Cem bicicletas estão em 10 estações ao longo do Eixo MonumentalBrito/Arquivo/Agência Brasília
Em menos de um mês em funcionamento, o projeto Bike Brasília já tem 13 mil pessoas cadastradas. Até agora, foram realizadas mais de 5 mil viagens, segundo a Secretaria de Governo. Ao todo, são cem bicicletas, distribuídas em 10 estações em pontos estratégicos do Eixo Monumental.
A previsão é que mais cem "magrelas" sejam colocadas à disposição do público ainda este mês. Segundo o governador Agnelo Queiroz, a ação faz parte de uma política de mobilidade que prioriza o transporte público.
— Estamos promovendo uma mudança cultural no DF, com cidadãos que passam a respeitar e a utilizar os vários modais de transporte em conjunto.
O governador anunciou um edital para a instalação de 7 mil paraciclos (estacionamentos para bicicletas privadas) em todo o Distrito Federal. Até o fim do ano, serão 40 estações e 400 bikes à disposição em diversas regiões do DF.
As estações já entregues, na área central de Brasília, vão facilitar o deslocamento dos torcedores durante a Copa do Mundo, no acesso ao Estádio Nacional de Brasília e a outros monumentos do DF. Só não será possível utilizá-las no perímetro imediato do estádio, em área de acesso restrito.
O administrador Leonardo de Araújo, 33 anos, acredita que a iniciativa contribui para a popularização das bikes na capital.
— Dá para ir do Plano até o Guará, Taguatinga. Isso era impossível há quatro, cinco anos. Espero que as bicicletas públicas tragam mais pessoas para o esporte.
Além do serviço de aluguel das bicicletas, o ciclista pode baixar, no celular, o aplicativo gratuito Ciclovida DF, onde é possível conferir informações sobre a malha cicloviária. Com ele, o usuário pode registrar o próprio circuito por GPS e verificar o mapa de vias para andar de bike na capital.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/bike-brasilia-ja-tem-13-mil-pessoas-cadastradas-17062014-1

Nenhum comentário: