terça-feira, 3 de junho de 2014

Bicicletas compartilhadas do DF têm mais de 8 mil cadastrados

2/6/2014 às 19h51



Em apenas cinco dias, o sistema foi utilizado em mais de 1,7 mil viagens
O sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília já tem mais de oito mil pessoas cadastradas nos cinco primeiros dias de utilização (de 28 de maio a 1º de junho), e foram feitas mais de 1,7 mil viagens. O principal ponto de retirada foi em frente ao Ministério do Trabalho (153 bikes) e o principal ponto de devolução foi a Rodoviária (175 unidades).  

O sistema conta com cem bicicletas para compartilhamento e um aplicativo voltado às ciclovias da capital. A iniciativa, que também beneficiará turistas que vierem à cidade durante a Copa do Mundo, pretende estimular formas alternativas de transporte e será expandida futuramente – em 60 dias, serão 400 bicicletas no total, em 40 estações.

Leia mais notícias no R7 DF

Compartilhamento de bicicletas chega ao DF

Problemas em ciclovias do DF são motivos de revolta e piada no Facebook   


Como funciona

As bicicletas estão à disposição dos usuários todos os dias da semana, das 6h à 0h. Para utilizá-las é necessário preencher um cadastro na internet e pagar uma taxa anual de R$ 10,00.  

Ao finalizar o cadastro, a pessoa poderá usar o veículo por uma hora. Após esse período – para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema –, o usuário deverá esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa, deverá pagar R$ 5,00 por hora excedente.  

As estações deste projeto de compartilhamento funcionam com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. Para usar a bike, o ciclista poderá destravá-la por um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846.  
https://www.google.com/url?rct=j&sa=t&url=http://noticias.r7.com/distrito-federal/bicicletas-compartilhadas-do-df-tem-mais-de-8-mil-cadastrados-02062014&ct=ga&cd=CAEYACoUMTIyOTA0NTIzMTkzODg3NzUzMzMyIGRhMDM0NzhiOGJlMTAxYzI6Y29tLmJyOnB0LUJSOkJS&usg=AFQjCNFdaYoKAc8v5qfs174Giu1-zSMAwQ

Nenhum comentário: