segunda-feira, 19 de maio de 2014

Leve e sustentável: morador de Brasília produz bicicleta de bambu

Objetivo é criar transporte alternativo com material renovável
Do R7
A bicicleta Jaguar foi uma das primeiras produzidas pelo americano em BrasíliaDivulgação










Com o objetivo de minimizar o impacto do crescimento descontrolado do número de carros que circulam na cidade, o americano Phillip Fiuza Lima, morador de Brasília desde 2006, se dedica à produção de bicicletas com o quadro de bambu.  Segundo ele, sua empresa Bambu Bike Brasil tem a intenção de “criar transporte alternativo por meio de material renovável e gerar renda para empregados de baixo poder aquisitivo, com foco no desenvolvimento sustentável”.  
A ideia surgiu quando soube que dois holandeses saíram do Alasca no hemisfério norte e chegaram à Patagônia, na Argentina.   
— Depois disso, descobri que a primeira patente de bicicleta com bambu foi registrada em 1896 por uma empresa americana. No Brasil, soube de experiências em Alagoas e no Rio de Janeiro.  
Lima diz que há vantagens ambientais, sociais e econômicas na utilização de bambu para a fabricação de quadros de bicicletas. Um dos benefícios é a possibilidade de usar material renovável que, em relação ao seu peso, é mais resistente que alguns metais como o aço e com a mesma durabilidade.   
O americano acredita que o Brasil precisa explorar melhor a disponibilidade do material no país.  
— A gente importa produtos já fabricados de bambu da China, sendo que aqui tem demais. O Brasil é país que mais pesquisa bambu no mundo.  
Para produzir os quadros de bicicleta, as peças de bambu são encaixadas e coladas. Um dos modelos experimentais que o americano já produziu foi a bicicleta Jaguar, cujo bambu foi pintado com manchas que imitam a pele de uma onça pintada. A ideia de Lima é começar a vender as bicicletas em breve, inclusive modelos para crianças.  
Reaproveitamento de materiais
Além de trabalhar na produção das bicicletas com quadro de bambu, Lima também se dedica à fabricação de móveis de paletes, estrados de madeira, metal ou plástico que são utilizados para movimentação de cargas. O material também é usado para a construção de bicicletários. Alguns deles estão instalados em  estabelecimentos comerciais de Brasília.
 http://noticias.r7.com/distrito-federal/leve-e-sustentavel-morador-de-brasilia-produz-bicicleta-de-bambu-17052014

Nenhum comentário: