terça-feira, 20 de maio de 2014

Empresas incentivam uso de bicicletas por funcionários

Myrela Moura - Diario de Pernambuco
Publicação: 20/05/2014 10:01 Atualização: 20/05/2014 10:49
App Bike da Firma calcula a quilometragem percorrida por funcionários e clientes de uma agência. Foto: Bikedafimra.com/Reprodução
App Bike da Firma calcula a quilometragem percorrida por funcionários e clientes de uma agência. Foto: Bikedafimra.com/Reprodução
Com as pedaladas certamente incluída entre as atividades de lazer preferidas dos recifenses, não é estranho que a bike seja incentivada também como meio de transporte. Algumas empresas do Recife têm estimulado o uso da bicicleta entre seus funcionários e clientes, ganhando o selo “Empresa Amiga do Ciclista”. Até agora seis empresas foram premiadas : Ampla Comunicação, Colégio Fazer Crescer, Receita Federal, Plaza Shopping, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) e a Transportadora Itamaracá. A iniciativa faz parte do programa Pedala PE e é um reconhecimento simbólico do Governo de Pernambuco às empresas que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte, ajudando na preservação do meio ambiente e por consequência a dar mais mobilidade ao trânsito. 

De acordo com a Secretaria das Cidades as empresas privadas que possuem bicicletários e vestiários ou que venham a construir essa estrutura para seus funcionários podem solicitar o selo, depois disso uma equipe da SECID será encaminhada para atestar a comprovação e a conservação dos equipamentos. No caso da Ampla Comunicação, a empresa tinha seu bicicletário que comporta 12 bicicletas desde junho de 2012 e o Colégio Fazer Crescer, há cerca de 3 anos.

O funcionário Israel Lopes, do Colégio Fazer Crescer, única instituição de ensino a conseguir o selo, diz que vai todos os dias de bicicleta para o trabalho. “Gasto cerca de 12 minutos para chegar, enquanto de ônibus levava 50 minutos”, diz Israel. No seu antigo trabalho não existia vestiários e isso fez com que ele abandonasse a prática por um tempo. “Hoje só vejo vantagens. Ganhamos tempo, fazemos exercício, ajudamos o meio ambiente e ainda economizamos o dinheiro da passagem”, garante o funcionário. 

A iniciativa é simples e os alunos também têm aderido. “Dá uma independência maior não precisar de ninguém para fazer suas coisas”, diz o estudante Marcus Matos que usa o bicicletário desde o começo. “Chegar no colégio e já ter um lugar certo para guardá-la oferece mais segurança”, completa. Uma série de ações relacionadas a mobilidade urbana são realizadas para estimular a prática como passeios ciclísticos, realização do projeto De Bike ao trabalho e palestras.

Ações pelo Brasil - Como forma de reunir entretenimento e utilidade a Agência Señores, de São Paulo, disponibilizou para cada funcionário, ao invés de um vale transporte, uma bicicleta e criou o aplicativo 'Bike da Firma' que premia quem conseguir alcançar uma determinada meta de quilômetros percorridos. 

O funcionamento do aplicativo é bem simples: toda vez que uma meta de quilometragem é estipulada, quem atingir primeiro a marca ganha um prêmio, que pode variar entre vale - livros e choppadas, até mesmo a uma aula de arquearia. As pessoas conectam o aplicativo do celular e ele se relaciona com a bike através de sensores especiais acoplados na 'magrela' e então só precisam sair pedalando. 

As informações são repassadas em tempo real para o site www.bikedafirma.com, onde é possível acompanhar o progressos dos ciclistas, como as distâncias total e individual percorridas e calorias perdidas pelo grupo. A Señores estipulou uma meta de 1.000 km para cada grupo, mas para cada 100 km pedalados, é realizada uma nova premiação. Após o término dessa campanha o 'Bike da Firma' estará disponível para empresas interessadas, só é preciso pagar uma taxa e a agência vai fornecer o aluguel das bicicletas, além de repassar os dados para que o site e o aplicativo sejam gerenciados internamente pela própria empresa contratante.

Nenhum comentário: