quarta-feira, 7 de maio de 2014

Após pressão de ciclistas, Espírito Santo promete ciclovia na Terceira Ponte | Bike é Legal

Por Murilo Azevedo
O governo do Espírito Santo prometeu um projeto de ciclovia para a Terceira Ponte, principal ligação entre a cidade de Vila Velha e a capital Vitória. O anúncio foi feito na última segunda-feira (05) após reunião entre um grupo de cicloativistas e o governador Renato Casagrande (PSB), que garantiu publicar o edital até novembro.
Divulgação/Governo Espírito Santo
Terceira Ponte de Vitória, o Muro de Berlim dos Capixabas
Terceira Ponte tem uma extensão de 3,3km e é proibida para ciclistas
Com extensão de 3,3km, a Terceira Ponte é um antigo entrave no deslocamento de quem usa a bicicleta como meio de transporte na região, já que os ciclistas são proibidos de pedalar pela via e a alternativa com ciclovia sugerida pelos governantes é uma outra ponte, que aumentaria o deslocamento em cerca de 7km.
Desde novembro de 2013, o governo também colocou em funcionamento o Bike GV, que é um ônibus especial para que as bikes realizem a travessia entre as duas cidades. Os ciclistas, que reclamam por ficarem presos no trânsito da via, também precisam pagar uma tarifa de R$1,25 para atravessar a ponte.
Pressão Popular
O mais recente capítulo da luta dos ciclistas capixabas havia sido uma votação, no site do Governo do Estado, em que a população deveria escolher as obras que seriam contempladas no orçamento participativo. A opção da ciclovia na Terceira Ponte foi a primeira colocada com o dobro do número de votos da segunda proposta mais votada.
"Estamos surpresos com isso tudo. A ciclovia foi a proposta mais votada do estado em todas as áreas e não imaginávamos que tinha tanta gente querendo a bicicleta ali. É uma vitória histórica", comemora Rafael Darrouy, universitário que mantém o blog O Ciclista Capixaba.
Também presente na reunião, o secretário Estadual de Transportes, Fábio Damasceno explicou que o projeto servirá para avaliar a viabilidade da ciclovia e dizer como a estrutura cicloviária deve ser instalada. Depois da contratação da empresa de engenharia responsável, o projeto ainda deve levar de seis meses a um ano para ser concluído.

Confira um bate-papo especial com o cicloativista Rafael Darrouy, que encabeçou as manifestações no Espírito Santo:
http://espn.uol.com.br/noticia/408599_apos-pressao-de-ciclistas-espirito-santo-promete-ciclovia-na-terceira-ponte-bike-e-legal

Nenhum comentário: