terça-feira, 1 de abril de 2014

Shimano lança nova versão do popular grupo de ciclismo 105‏

Empresa japonesa anuncia também a produção de freios a disco hidráulicos de bikes de estrada para grupos de transmissão mecânica
Postada em: 31/03/2014

A Shimano, empresa líder mundial nos mercados de bike e pesca, lançou nesta segunda-feira (31/3) uma nova versão do grupo de ciclismo mais popular que existe, o 105. A nova série do 105 (série 580) traz características dos grupos consagrados em competição o Dura-Ace e o Ultegra como: transmissão de 11 velocidades mais precisa e leve, frenagem melhorada e maior controle da bike. Com o 105, um número maior de ciclistas poderá ter a oportunidade de andar com um grupo inspirado nos profissionais, seja num pedal de longa duração ou no dia a dia. O grupo vem nas cores preto e prata e estará disponível a partir de agosto de 2014.

Contando com 11 velocidades e características herdadas do Dura-Ace e do Ultegra, o 105 tem a mesma ação leve e rápida de engate nas mudanças de marcha. Em parte, deve-se aos cabos revestidos de polímero e também aos trocadores e câmbios redesenhados, onde se vê a filosofia Shimano de um sistema de engenharia integrado que trabalha em conjunto.

Os trocadores tem uma pegada compacta que oferece maior controle e conforto durante o pedal e a alavanca pode ser customizada para tamanhos de mãos diferentes com um parafuso de ajuste de alcance de 10mm. O câmbio dianteiro tem um braço de elo maior combinado a um novo mecanismo da mola. O traseiro também possui novo mecanismo da mola e ajuste modular do cabo para melhor a regulagem.

O famoso pedivela de 4 braços (aranha) do Dura-Ace também foi incorporado para oferecer melhor transferência de potência e equilíbrio entre peso e rigidez. Além disso, o pedivela em versões compacto e duplo, é compatível com qualquer tamanho de coroa. As disponíveis são: 34, 36, 39, 50, 52 e de 53 dentes. O cassete, de 11 velocidades, oferece saltos pequenos entre as engrenagens, o que mantém cadência e ritmo e ainda possui as seguintes combinações: 12-25, 11-28, 11-32. 

A corrente SIL-TEC tem tratamento especial para rodar suave e ter longa duração em todas as condições. Comparado ao 105 anterior (série 5700), o novo 105 possui Sistema de freio mais eficiente e com potência de frenagem aumentada em 10% graças a ao pivô duplo simétrico do calíper. Os freios são compatíveis com pneus até 28c e possuem versão direct mount (montagem direta BR-5810).

Novos freios a disco para grupos de transmissão mecânica - Em 2013 a Shimano lançou freios a disco hidráulicos para bikes de estrada combinados com trocadores Di2 (ST-R785) incrivelmente compactos. Muito se falou que isso se devia ao fato de serem integrados ao Di2. Contudo, a Shimano lança nesta segunda-feira (31/3) alavancas para freio a disco hidráulico integrado ao sistema de transmissão mecânica ainda mais compacta. Um novo marco no desenvolvimento dos freios a disco hidráulicos. O novo freio, compatível aos Dura-Ace e Ultegra mecânicos de 11 velocidades e também com o novo 105 lançado nesta segunda, estará disponível no mercado a partir de agosto.

Com maestria, a engenharia da Shimano foi capaz de colocar reservatório de óleo mineral e sistema de freio em uma alavanca de mudanças mecânica compacta. O freio a disco hidráulico mantém consistência e alto desempenho em todas as condições de tempo, com sistema inovador de controle de aquecimento e poder de frenagem que pode ser customizado para diferentes condições de terreno, habilidade e até peso do ciclista. É menos esforço e maior frenagem. 

A alavanca pode ser personalizada para tamanhos de mãos diferentes com um parafuso de ajuste de alcance de 10mm. O novo calíper do freio (BR-RS785) tem rota do cabo melhorada, vindo da alavanca direto para dentro do calíper (straight type). Os freios são equipados com Ice Technologies: tecnologia de resfriamento para um desempenho consistente. A lamina do rotor possui 3 camadas: aço inox, alumínio e aço inox que ajudam na irradiação do calor reduzindo a temperatura do sistema em até 100° centígrados. São 2 rotores FREEZA SM-RT99 com opção de tamanhos para customização: 140mm é o standard e 160mm a opção para quem deseja ou necessita maior poder de frenagem.

A roda WH-RX830 também é novidade da Shimano. É uma sistema tubeless de 11 velocidades para Bicicletas de Estrada com freio a disco hidráulico feita em carbono laminado com aro de 17c. Isso melhora a rigidez e se adequa a tendência por pneus de estrada mais largos. Junto com o sistema de freio a disco a roda oferece uma combinação poderosa de poder de frenagem, controle e conforto. Equipada com o sistema de rolamentos Cup & Cone (copo e cone) e sistema de montagem center lock para rotores SM-RT99 de 140mm e 160mm.

Dsiponibilidade no mercado:
- ST-RS685 e BR-RS785 : Agosto de 2014 
- WH-RX830 : Setembro de 2014

http://esporte.surgiu.com.br/noticia/145416/shimano-lanca-nova-versao-do-popular-grupo-de-ciclismo-1058207.html

Nenhum comentário: