Quem pedala sabe que subir ladeira é um martírio.  No entanto, ciclistas da cidade de Trondheim, na Noruega, não tem esse problema. A região conta com uma espécie de elevador para bicicletas em uma das principais ladeiras do município.
Chamado de Trampe/CycloCable, o sistema não é novo e já foi instalado pela primeira vez em 1993 e no ano passado passou por mudanças que o tornaram mais seguro. As subidas fazem parte da vida de qualquer ciclista, por isso, há quem critique a ideia. Mas, conforme informado no TreeHugger, 41% dos ciclistas locais garantem que pedalam mais por conta dessa ajuda.
trampe2
O equipamento surgiu em 1992, pelo designer JarleWanvik. A inspiração veio dos sistemas que ajudam esquiadores a subir montanhas.
O equipamento tem 130 metros de distância, mas os fabricantes garantem que é possível utilizá-lo em distâncias de até 500 metros. Os ciclistas são transportados em velocidade média de 1,5 metro/segundo.
trampe
O ciclista que desejar essa “mãozinha” deve estar em sua bicicleta aproximadamente dez centímetros da guia onde o sistema está instalado. Então, ele apoia um de seus pés no pedal do elevador e é carregado até o topo da ladeira. Ao final da subida uma luz verde é acesa e o ciclista está liberado para prosseguir o seu caminho.
Com as informações de Ciclovivo