quinta-feira, 24 de abril de 2014

Fã de Fórmula 1 "transforma" carro de Vettel em bicicleta no interior de SP

Comunicador visual de Jacareí, no Vale do Paraíba, leva quatro meses para personalizar bike com detalhes em ouro da máquina do tetracampeão mundial

Por Jacareí, SP

Bike Sebastian Vettel F1 (Foto: Eduardo Ishikawa/Acervo)Bicicleta personalizada com o design do carro de Sebastian Vettel (Foto: Aquivo Pessoal)

Uma bicicleta com cara de carro de Fórmula 1. Por que não, hein? O comunicador visual Eduardo Ishikawa decidiu homenagear um piloto com sua bicicleta, uma XKS Freeride Aro 26. A bike se transformou em um Red Bull Racing guiado na última temporada pelo tetracampeão mundialSebastian Vettel. A ideia de espelhar o design do carro do alemão em uma bike surgiu por acaso, como conta o morador de Jacareí, cidade do interior de São Paulo.    
Bike Sebastian Vettel F1 (Foto: Eduardo Ishikawa/Acervo)Eduardo Ishikawa, criador da "bike da RBR"
(Foto: Aquivo Pessoal)
– Eu sempre gostei de acompanhar a Fórmula 1 e no ano passado o Vettel estava se destacando muito. Já tinha a ideia e eu estava meio indeciso na pintura que eu faria na bike. Como eu estava torcendo pelo Vettel ser o tetracampeão mais novo, aí pensei: "a minha bike vai ser igual ao carro dele". Foi aí que comecei a produzir a pintura – contou.   
Todo o trabalho foi finalizado após quatro meses de personalização na própria casa do criador. A estrutura de alumínio passou por um rígido polimento e recebeu diversas camadas de “candy blue”, cor base dos carros da RBR. Todos os desenhos tiveram que ser feitos manualmente por ele com fitas, fora os decalques que chegam a ter o tamanho de 18 milímetros, com alta definição.   
Ishikawa explica também que o design teve que ser rascunhado primeiramente no computador. Após o processo, mais seis demãos de verniz alto sólido tiveram que ser aplicadas na bicicleta. Com tantos detalhes, um deles se destaca na obra de arte: os amortecedores e os raios folheados a ouro.   
Bike Sebastian Vettel F1 (Foto: Eduardo Ishikawa/Acervo)Detalhe do guidão da bicicleta de Eduardo Ishikawa (Foto: Aquivo Pessoal)

– Cada emblema ou decalque necessitou de vetorização no programa "Illustrator" no computador para poder fabricar as máscaras de adesivo e os fotolitos. É um trabalho de paciência. O acabamento especial nessa bike é a folheação em ouro 24 quilates em todos raios de inox e no cilindro da suspensão, feitas com uma máquina que possuo e pra finalizar coloquei duas ferraduras em acrílico amarelo transparente na parte frontal da suspensão e na parte traseira do quadro – detalhou Eduardo.   
Bike Sebastian Vettel F1 (Foto: Eduardo Ishikawa/Acervo)Banco da bike personalizada com as cores do carro de Vettel (Foto: Aquivo Pessoal)
Para a montagem das peças com o máximo de cuidado, o comunicador visual contratou uma empresa de Jacareí para auxiliar no trabalho. Uma vez pronta, Eduardo não se contentou com apenas olhar e resolveu testar a “sua própria RBR”. Ele quer deixá-la exposta aos apaixonados pela F-1 em um local público. 
– Agora eu pretendo fabricar algo como um casco frontal dos carros de Fórmula 1 em miniatura ou até mesmo a carroceria inteira. Já pensou ter uma coleção com todas as carrocerias dos carros personalizadas em um tamanho de 30 centímetros cada peça? Acho que seria interessante, é como estar lá no Autódromo – revela o artista. 
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/04/fa-de-formula-1-transforma-carro-de-vettel-em-bicicleta-no-interior-de-sp.html

Um comentário:

Cesar Rocha disse...

Brilhante trabalho. Tiro o chapéu para o jovem idealizador.

Pena que não dá pra andar por aí com uma joia dessas...

Me trouxe inspiração para por em prática antigo projeto de personalizar minha bike.