quarta-feira, 9 de abril de 2014

Expo: palhaço roda o Brasil em bicicleta de três andares

08/04/2014 -- 07h43

Rafael Fantin - Redação Bonde

O palhaço "Sombra" pedalou mais de 3.700 quilômetros antes de chegar na ExpoLondrina. Ele saiu da cidade de Castanhal, no Pará, no dia 5 de janeiro e passou por diversas festas em Tocantis, Goiás, Minas Gerais e São Paulo até a chegada ao Norte do Paraná.

Valdecir Aparecido Xavier, 46 anos, contou que foi criado em uma família de artistas que comandavam o circo "Irmãos Xavier" no Norte do País. "A tradição de humorista continua viva na família. A minha mulher também é do circo. Ela é a palhaça Marinete", lembrou com saudades. "Ligo para ela todos dos dias", acrescentou. 

Lis Sayuri/Equipe Folha

Xavier disse que esta é a segunda vez que roda o Brasil  em cima de uma bicicleta. Há cinco anos, abrincadeira começou com um veículo de dois andares. "Passei pelo Amapá, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e participei de um evento na cidade de Cascavel, aqui no Paraná", recordou. 

Comediante, ele faz brincadeiras com o público, como "sombra", e palhaçadas nas arenas. Na ExpoLondrina, ele participa do rodeio neste final de semana. "Eu chego em uma festa e coloco minha barraca, onde eu durmo durante o evento. Além disso, eu peço uma ajuda para os organizados da festa para comer e tomar um café", resume o modo simples de vida de palhaço errante. 

Após a ExpoLondrina, Xavier retorna ao interior de São Paulo para cidade de Ribeirão Preto. Em seguida, ele participa da Festa do Peão de Barretos. Depois do último evento, ele retorna de ônibus para rever a família em Castanhal antes de começar a planejar a próxima aventura. "Estou nesta vida de palhaço e humorista há 29 anos. Não posso parar", afirmou.
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-51--24-20140408

Nenhum comentário: