sexta-feira, 25 de abril de 2014

Complexo do Alemão entrará para o mapa do ciclismo nacional e internacional

Cidades
O Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, entrará para o mapa do ciclismo nacional e internacional:
a comunidade carioca abrigará o maior parque de ciclismo do país, que também será o maior da categoria na América Latina. Situado numa localidade conhecida como Pedra do Sapo, o Bike Park terá pistas de alto padrão para a prática das modalidades downhill, BMX, cross country e free style. Cerca de 80 homens trabalham na construção do espaço, que será concluído em junho.

Com investimento de R$ 3 milhões, o parque será construído pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Light, através da Lei de Incentivo ao Esporte. As obras fazem parte do projeto Travessia, que está investindo R$ 16,4 milhões em recuperação, recapeamento e construção de instalações esportivas em 13 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A iniciativa estadual, que beneficiará cerca de 400 mil pessoas, conta ainda com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP) e com financiamento do BNDES. 

- O Projeto Travessia e esse que será o maior parque de ciclismo da América Latina são frutos da iniciativa do Governo do Estado, que convenceu tanto a Light quanto o BNDES a investirem, através da Lei de Incentivo Fiscal, em instalações permanentes - afirmou Manoel Gonçalves, secretário de Esporte e Lazer.

O local - que terá 1.100 metros quadrados de área pavimentada e 4.500 metros quadrados de área construída - contará com praças, áreas de lazer e de alimentação, galpão para realização de eventos, além de uma escolinha de ciclismo destinada para crianças e jovens do Complexo do Alemão.

- O Governo do Estado vai instalar uma escolinha de ciclismo no espaço, voltada para os moradores da comunidade, que possuirá bicicletas e todos os equipamentos de segurança necessários para o esporte. É uma iniciativa muito importante porque certamente vai estimular a prática do ciclismo não só na comunidade, como também na cidade do Rio - afirma Daniel Barcinski, responsável pelo projeto Travessia.

Por possuir estrutura moderna e seguir padrões internacionais de qualidade e segurança, o Bike Park do Alemão também poderá ser utilizado para treinamento de atletas durante as Olimpíadas de 2016.

- Esperamos que ciclistas brasileiros e de delegações internacionais utilizem o espaço para treinos de aclimatação durante os Jogos Olímpicos do Rio. O parque terá estrutura para servir como local de treinamento desses atletas - disse Barcinski.

Fonte/Toto; Governo do  Estado 

Nenhum comentário: