quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cem brasileiros pedalam juntos em Riccione, nordeste da Itália


Os canarinhos encontraram ótima estrutura para os cicloturistas na região

Cem brasileiros se juntaram para pedalar juntos na Itália, provavelmente um recorde no exterior para um evento de cicloturismo. Isto demonstra que havia muita gente com vontade de fazer uma aventura dessas, mas faltava coragem, oportunidade, ou ambos.

O evento surgiu de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil e uma empresa de promoção de turismo italiana, a Italy Bike Tour, coordenada por uma brasileira.
O evento teve presença de mais de 100 ciclistas. Foto: Rodrigo Telles

A sede do evento foi a bela cidade de Riccione, que fica no litoral nordeste da Itália, no estado da Emilia Romagna. Passamos oito dias pedalando bastante (e comendo mais ainda é certo). Eram cerca de 50 quilômetros por dia, por estradinhas de asfalto, às vezes de terra, e teve até uma trilhazinha para apimentar o passeio.

Visuais

Os visuais eram nada menos do que fantásticos, de tamanha variedade que chegam a nos assustar. No interior passávamos por castelos, locais históricos utilizados nas guerras mundiais, por muralhas e cidades medievais. No litoral beirávamos falésias e o azul intenso do Mar Adriático.
As belas paisagens deixaram todos motivados. Foto: Rodrigo Telles

Nas paradas degustávamos ora vinhos, ora aceto balsâmico, queijos, azeites, ou a especialidade da região, as deliciosas piadinas. Uma completa tentação, mas tínhamos a boa desculpa de estar pedalando e gastando bastante energia.

Estrutura

Os italianos deram um show também na estrutura turística profissional oferecida para o público ciclista. Uma rede de hotéis chamada Italy Bike Hotéis tem tudo que um cicloturista pode imaginar precisar. São guias especializados, mapas e informações, oficina mecânica, bicicletário, aluguel de bicicletas, entre outras atenções e mimos como lavagem gratuita de roupa de ciclismo todos os dias e lanche de trilha pronto para pegar e levar. Não é a toa que recebem ciclistas do mundo inteiro, boa parte do ano.
Queijos e vinhos estsvam por todos os lados nas paradas. Foto: Rodrigo Telles

Nossa ligação brasileira com a Itália vai além da imigração, ocorrida séculos atrás. Temos verdadeira adoração pela culinária e muita identificação pelo jeito e alegria, pelo carinho entre a família, enfim com o estilo italiano em geral.

Nesta viagem pudemos comprovar esta identificação e estreitá-la ainda mais. Com certeza foi uma viagem incrível para todos que estiveram lá. A boa notícia é que a dose vai se repetir neste ano de 2014 e as inscrições já estão abertas no site do Clube de Cicloturismo. Bora lá, ou como diriam os italianos, Andiamo belo!!!
Até a próxima, Belo! Foto: Rodrigo Telles

O Encontro Internacional Brasil Itália só foi possível com o apoio do Hotel Dory, Hotel Fedora, FRW bicyles, Província de Rimini, Comune de Riccioni, Região Emilia Romana, Federação Italiana dos Amigos da Bicicleta (FIAB) e os Circuitos brasileiros de Santa Catarina: Vale Europeu e Costa Verde & Mar.
http://www.webventure.com.br/h/noticias/cem-brasileiros-pedalam-juntos-em-riccione-nordeste-da-italia/33028

Nenhum comentário: