sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bike Hanger, um bicicletário ecológico

PUBLICADO EM 1 DE ABRIL DE 2014

Bike Hanger, o “estacionamento-cabide” de bicicletas

Manifesto Architecture Bike Hanger
Projeto de estacionamento vertical utiliza as pedaladas do usuário para guardar ou retirar as bicicletas 
O estacionamento vertical Bike Hanger é um projeto dos designers da Manifesto Architecture, para a cidade de Seul, capital da Coreia do Sul. O sucesso do estacionamento-conceito foi tão grande que as cidades de Londres e Nova York já encomendaram seus modelos.
O Bike Hanger foi projetado para armazenar até 15 bicicletas sem ocupar muito espaço ou atrapalhar o caminho dos pedestres ou o trânsito. Para isto, ele pode ser instalado na parede lateral de um prédio, de forma a economizar espaço nas calçadas.
Tudo no estacionamento Bike Hanger foi pensado de forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida nas grandes cidades. Sua cobertura é feita de garrafas plásticas recicladas e seu quadro foi construído com aço reciclado e fibra de carbono. E o mais surpreendente: Seu funcionamento é movido a pedaladas, a partir de uma bicicleta ergométrica adaptada especialmente para poder girar o quadro do Bike Hanger por meio de uma correia dentada. Painéis solares instalados na cobertura geram energia elétrica para auxiliar na hora de pedalar.
A ideia traz ainda a vantagem de dificultar os roubos de bicicletas, já que as bikes ficam içadas fora do alcance das mãos e para retirar as bicicletas, é necessário a inserção de um cartão codificado para sua liberação.
Bike Hanger

O bicicletário vertical funciona a base de energia limpa. Ao pedalar uma bicicleta estacionária na base da estrutura, o ciclista aciona duas grandes rodas e uma correia dentada que fazem a roda girar.

http://mtbbrasilia.com.br/2014/04/01/bike-hanger-o-estacionamento-cabide-de-bicicletas/




















Vídeos:








Nenhum comentário: