terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Paraná terá ciclovias em obras de duplicação nas rodovias estaduais

Todas as novas obras de duplicação ou construção de rodovias no Paraná deverão incluir, obrigatoriamente, ciclovias. Até 2015, serão construídos mais de 90 quilômetros de novas ciclovias em diversas regiões do estado. A informação, anunciada pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Luiz Eduardo Cheida, na abertura do 3.º Fórum Mundial da Bicicleta, em Curitiba, foi aplaudida por cerca de 1.200 participantes do evento.

"A medida, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, é uma das ações que estão sendo priorizadas pelo Governo do Paraná na sua política de mobilidade urbana sustentável", afirmou Cheida. "O Paraná está construindo uma política de apoio ao uso deste modal sustentável que é a bicicleta, pela primeira vez na sua história, e com a colaboração do movimento cicloativista", reforçou Cheida.
O secretário falou sobre o Programa Ciclo Paraná, do Governo do Estado, que reunirá todas as ações voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta, realizadas nas diversas esferas governamentais.

"O tema bicicleta está se tornando transversal e presente nas iniciativas do Governo. A nossa intenção é levá-lo a todo o Paraná para que seja incluído nas discussões sobre as cidades que queremos para o futuro", declarou Cheida.
A Secretaria do Meio Ambiente está elaborando o Programa Ciclo Paraná, com a participação de diversos órgãos de governo. Entre as ações previstas estão campanhas de educação no trânsito, incentivo ao uso da bicicleta para o trabalho, a criação de rotas de cicloturismo, carona solidária, ciclovias, sinalização, entre outras ações voltadas à mobilidade urbana sustentável.

“Sou clicloativista há mais de dez anos e é muito bom ver que o clamor do nosso movimento está ganhando o apoio do poder público”, comemorou o vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e coordenador do programa CicloVida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Belotto.

Com informações da AEN

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/parana/17022014-92398-parana-tera-ciclovias-em-obras-de-duplicacao-nas-rodovias-estaduais

Nenhum comentário: