quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Acelere o metabolismo com os alimentos certos

Conhecidos como termogênicos, esse conjunto alimentar possui propriedades importantes para quem deseja perder peso mais rápido

Gengibre


Todos estão cansados de saber que alimentos termogênicos ajudam na queima de gordura. Isso porque esse conjunto alimentar possui a vantagem de acelerar o metabolismo, e, melhor, o gasto calórico pode chegar a ser 5% maior, como explica o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, André Veinert. "Eles possuem capacidade de promover um maior gasto energético do metabolismo, já que sua ingestão constante permite que o organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado do que o habitual." Como o organismo tem mais dificuldade em digerir esses alimentos, a temperatura do corpo aumenta, resultando em um metabolismo mais acelerado e em um maior gasto energético.
Mas quais alimentos são boas pedidas para isso? Gengibre, cafeína, guaraná em pó, pimenta vermelha, chá verde e chá branco possuem propriedades termogênicas. "Mas o mecanismo de ação desses alimentos é variado", ressalta o nutrólogo.
A cafeína, por exemplo, possui a capacidade de potencializar a queima de gorduras e também estimular o sistema nervoso central, melhorando o desempenho nos exercícios físicos. "Já alimentos como o gengibre agem como anti-inflamatórios, uma vez que a obesidade está diretamente ligada à liberação de algumas substâncias inflamatórias no organismo", detalha. Segundo ele, os termogênicos agem nessa cadeia, impedindo a liberação de tais substâncias e prevenindo a obesidade.
Mas fique esperto: apesar dos efeitos benéficos, não adianta apenas consumir esses itens para um emagrecimento mais rápido: atividade física com dieta saudável são os principais fatores que levam à perda de peso. "Alimentos termogênicos somente auxiliam este processo e não devem ser encarados como protagonistas", enfatiza Veinert.
Outro ponto a levar em conta é o consumo dos sucos verdes, que está em alta. "Eles podem auxiliar no processo de emagrecimento, mas de maneira muito pequena. Se o suco ou alimento for consumido antes da atividade física terá maior valia", explica o especialista. O nutrólogo recomenda o consumo de sucos verdes, principalmente, nos horários de pequenas refeições, como lanches. Por conterem certa quantidade de fibras e alimentos com menor índice glicêmico eles ajudam a promover maior sensação de saciedade, com baixo teor calórico, facilitando assim a perda de peso.
Lygia Haydée
http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=2845

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