segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A primeira “viagem” de bicicleta

30/01/2014


BLOG DA REDAÇÃO

ALUCINANTE: Albert Hofmann e a floresta derretida 

No dia 16 de abril de 1943, o químico suíço Albert Hofmann (1906 - 2008) sintetizava um composto conhecido como dietilamida do ácido lisérgico quando, depois de uma distração, algumas gotas pingaram no seu dedo. O LSD, como a substância posteriormente ficou mundialmente conhecida, foi absorvido por seu organismo. Em outras palavras, Albert entrou numa viagem, descrita por ele como “um fluxo ininterrupto de imagens fantásticas e formas extraordinárias em um caleidoscópio de cores”.

Intrigado com a experiência, o cientista ministrou, três dias depois, 250 microgramas de seu LSD e saiu pedalando pelas ruas da Basileia, na Suíça, tornando-se a primeira pessoa a usar ácido intencionalmente. Até hoje o dia 19 de abril é conhecido como o “Dia Mundial da Bicicleta”.

Os ilustradores italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta foram criativos ao imaginar o que Albert viveu naquele dia louco e produziram, há alguns anos, a animação A Bicycle Trip (assista abaixo).

O filme mostra a pedalada de Albert pela cidade medieval suíça e sua visões alucinadas: uma trilha de flores que sai de uma mulher, as pedras da calçada ganhando vida e uma floresta se tornando transparente aos olhos do cientista. Ele toma um tombo – talvez seja um alerta para ninguém nunca pedalar sob o efeito alterado de consciência.

Mas, após seus primeiros experimentos, Albert Hofmann ficou convencido de que o LSD não é apenas um importante remédio para tratamento de doentes mentais, mas uma poderosa ponte entre elementos espirituais e científicos. Que viagem!

(via: openculture.com)

 http://gooutside.uol.com.br/2657

Nenhum comentário: