sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A importância do Magnésio para os ciclistas

O magnésio (Mg) é um dos minerais mais carentes na alimentação atual e um dos mais importantes para o organismo em processos de estresse. A gestante e lactante, assim como o bebê em formação têm grande necessidade de magnésio, necessário para formação de energia e construção do organismo.
O Mg é responsável por inúmeras funções no organismo, particularmente pelo processo de relaxamento da musculatura lisa e esquelética. Sua deficiência pode resultar em câimbras, fadiga, depressão, irritabilidade, nervosismo, insônia, TPM, cólicas menstruais, hipertensão, vasoespasmos coronarianos e cerebrais, perda de apetite e osteoporose.
As melhores fontes de Mg são as leguminosas, sementes, nozes, grãos de cereais, tofu, quinua e vegetais de folhas verdes escuras.
Infellizmente o Mg é perdido no refinamento e processamento dos alimentos como farinha, arroz e açúcar. Produtos lácteos, carne bovina e peixes são fontes pobres desse mineral. Por isso os indivíduos que consomem grande quantidade desses produtos têm maior risco de deficiência de Mg e devem ser suplementados.
A suplementação adequada de magnésio pode ser uma das mais importantes para o equilíbrio das funções físicas, mentais e emocionais.
Patricia Teresa Valentini de Melo
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