segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

"A bike de bambu é mais segura que uma bike normal", promete o criador

Veículo sustentável é natural de Porto Alegre e já está correndo o mundo

Marcus Brunot
marcus.bruno@rdgaucha.com.br
Essa bicicleta de bambu está em Cuba
Foto: Arquivo Pessoal
Você já ouviu falar na Bike de Bambu? Pois esse veículo é daqui, natural de Porto Alegre. A ideia surgiu em 2007, quando o músico Klaus Volkman juntou alguns bambus, duas rodas e criou a bicicleta. De lá pra cá a ideia evoluiu.
O quadro da bicicleta é todo feito com o bambu com resina de mamona e fibra para juntar as peças. Já existe bicicleta com mais de 40 mil quilômetros. Uma dessas bikes está nos Estados Unidos. O ativista Dug Shelby está cruzando o país numa bicicleta de bambu reclinável.
Quem também está no exterior é o criador do veículo. Klauss Volkman está em Cuba divulgado o projeto, já que lá eles têm pouco acesso a informações de fora. De lá, ele vai para a Jamaica.
Outro criador é o artesão Thiago Rempel. Ele diz que a bicicleta de bambu é inclusive mais segura que uma bicicleta normal: "Só quem pedala numa bicicleta de bambu na rua para saber a energia que ela representa. A gente sempre gosta de falar que andar numa seguro. Porque ela faz as pessoas do carro pararem, abanarem, darem risada!", brinca.
O custo do quadro sai por R$ 1,6 mil. Já a bicicleta completa custa R$ 2,4 mil.

Nenhum comentário: