sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sem tempo pra academia? Ative sua bicicleta

Olá Pajé, não tenho tempo de fazer academia, porém estou pensando em ir trabalhar de bicicleta, o que você acha disso? Acha que valerá como exercícios pra mim?‘ Abraços Don Henrique, Curitiba.

Sim, amigo Don, aliás, como tem sido muito divulgado e incentivado, é uma forma de unir o útil ao agradável, onde todos ganham, as pessoas deixam de ser sedentárias e ficam mais felizes, o trânsito melhora pois diminui a concentração de carros, menos barulho, menos poluição etc.

Minha grande preocupação é com sua segurança, pois o planejamento das cidades não levou em consideração que um dia haveria tantos carros, muito menos bicicletas transitando entre eles.

E por conta disso, no trânsito os ciclistas não recebem o espaço que deviam ter, não falo nem em respeito, falo em espaço mesmo, do motorista ter na mente que se todos pensarem juntos e se espremerem um pouquinho, tudo flui, o ciclista passa, e ele ocupa menos espaço que um carro, contribuindo para o motorista pegar menos trânsito e chegar em casa mais cedo.

Além disso, cidadão que usa a bike como meio de transporte já foi provado que ate distâncias de 15km em vias urbanas ele sempre chega mais rápido que se fosse de carro, e além disso mais saudável e mais feliz. Mas talvez isso não seja uma tarefa tão simples para aqueles que não são familiarizados com a bicicleta.

Individualmente falando, é necessário já ter alguma experiência em ‘pilotar‘ uma bike no centro da cidade e nas grandes vias. Por isso é aconselhável ir começando aos poucos nos trechos de trânsito não tão intenso, até pegar experiência pra ir se aventurar pelos locais mais movimentados.

Falando agora sobre o ponto de vista do exercício físico, que você me perguntou: Vale a pena lembrar que para um indivíduo não ser considerado sedentário, ele precisa praticar cerca de 30 minutos de atividade física 3 vezes na semana, independente da modalidade escolhida para isso.

Então para saber se usar a bicicleta como meio de transporte é suficiente para rebater o sedentarismo, é só medir o tempo que se fica ativo em deslocamento, somando a ida e a volta, se chegar perto dos 30 minutos de atividade, e se você fizer isso no mínimo 3 vezes na semanas, a resposta é sim, usar a bicicleta como meio de transporte além de toda a praticidade e economia, ao mesmo já lhe faz ficar suficientemente ativo e saudável. Isso não é ótimo?

Para aqueles na mesma situação porém não pensam tão logo em trocar o carro pela bike: sair para pedalar num parque com a família no final de semana fará você se sentir muito mais feliz para começar a semana, eu garanto.

Espero ter ajudado, já publicamos aqui até mesmo um guia de compras para saber qual a bicicleta certa para cada pessoa e para cada tipo de uso, está tudo no meu blog no Paraná Online (www.pron.com.br/s/paje).

Nenhum comentário: