terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pioneer surpreende com linha de dispositivos digitais para bicicletas

Produtos Cycling Sports lançados na CES 2014 foram feitos para ciclistas 'de respeito' e coletam até 199 métricas sobre suas pedaladas

pioneer pedaladasDe todas as coisas que esperávamos ver no estande da Pioneer na Consumer Electronics Show (CES 2014) em Las Vegas, uma bicicleta certamente não estava no topo da lista. Ainda assim, a nova marca Cycling Sports da Pioneer atraiu um bocado de atenção, especialmente durante a demonstração ao vivo dos novos ciclocomputador e monitor de pedaladas da empresa.
Os dispositivos digitais trabalham juntos e integrados a um painel de controle e acompanhamento na nuvem chamado Cyclo-Sphere para dar aos ciclistas mais entusiasmados ou aos profissionais do esporte um sistema completo de análise de métricas e desempenho em tempo real.
O conjunto é por si muito atraente, mas o que realmente chamou minha atenção foi o Pedaling Monitor (monitor de pedaladas). A Pioneer é a primeira a conseguir um medidor de pedaladas em tempo real, na bike, para ambas as pernas usando 12 pontos de medida obtidos em uma única pedalada de 360 graus.
Isso quer dizer que o dispositivo pode gerar métricas ao longo de todo o ciclo de uma pedalada, o que lhe permite saber por exemplo quanta força você exerce quando pedala continuamente e não apenas no começo da pedalada.
O conjunto de ciclocomputador e o serviço Cyclo-Sphere trocam informação usando um sistema de transmissão wireless ANT+ . O ciclocomputador tem duas telas de LCD de 2,2 polegadas, coloridas, tem GPS embutido e consegue medir 199 diferentes tipos de dados, incluindo batimento cardíaco, velocidade, posição geográfica, temperatura, torque, força da pedalada etc.. 
Obviamente nada disso é barato. O ciclocomputador custa 900 dólares e o monitor de pedaladas mais 1,6 mil dólares. Ou seja, foi feito para verdadeiros entusiastas e profissionais do ciclismo. E com a quantidade de dados coletados, até pode fazer a felicidade de muitos especialistas em big data.

Nenhum comentário: