sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Com 102 anos, ciclista francês tenta quebrar o próprio recorde

Em 2012, o francês Robert Marchand se tornou o mais rápido centenário a percorrer a distância de 100 quilômetros. Agora ele está de volta ao velódromo para tentar superar-se

Robert Marchand







O ciclista francês Robert Marchand continua inspirando pessoas e deixando pasmos cientistas do mundo inteiro. Dois anos após estabelecer o primeiro recorde mundial na categoria “mais de 100 anos” ao percorrer 24 quilômetros e 250 metros em 60 minutos, Marchand pretende quebrar seu próprio recorde.
Desde o ano passado a rotina de Marchand tem sido treinar e se prepara para diminuir sua marca. A tentativa oficial se dará na cidade de Saint-Quentin-en-Yvelines, França, sob supervisão da Dra. Véronique Billat, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisas Médicas - INSERM (Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale).
“Robert Marchand está se preparando para quebrar seu recorde em uma velocidade média acima dos 25 km/h. Atualmente Marchand  aumentou seus níveis de VO2Max (35) e a potência de pedalada em cerca de 10%, o que é surpreendente para um homem de 102 anos de idade”, diz a doutora.
Marchand, que se iniciou um tanto quanto tardiamente no Ciclismo (ele que só se dedicou seriamente à bicicleta aos 78 anos) diz não haver nada demais em sua performance: “Eu me sinto como um cara de 100 anos de idade e me sinto muito bem, obrigado. Sou apenas um cara normal, meus resultados são decorrentes do meu treinamento. Eu pedalo bicicletas há mais de 52 anos, isto não é novidade para mim”
Disposição – O ciclista francês treina regularmente, mora sozinho e de forma auto suficiente, além de dirigir seu próprio carro. Sua vivacidade e disposição para a prática de esportes surpreendem a todos que conhecem este senhor centenários de apenas 1,52m de altura.
Nascido em 1911, Marchand teve seu primeiro contato com as bicicletas aos 14 anos de idade, quando deixou a França para viver no Canadá e na Venezuela. Trabalhou como bombeiro, jardineiro e vendedor de vinhos, além de competir no box amador. Marchand retornou ao ciclismo em 1978 aos 67 anos de idade, treinando com companheiros de pedalada gerações mais novas que ele.
Ao se aposentar aos 89 anos, aproveitou para competir na prova Bordeaux-Paris, cobrindo cerca de 600km em 36 horas. Recentemente ele passou a limitar a distância de suas pedaladas: “Há cerca de cinco anos atrás decidi que não irei mais participar de provas com mais de 100km”, disse.
MarchandO segredo da longevidade - Questionado se utilizava algum tipo de suplementação durante suas pedaladas, Marchand responde: “A única coisa que utilizo como suplementação durante minhas pedaladas é água com uma colher de sopa de mel”, responde.
De acordo com os médicos que o acompanham, Robert Marchand possui a constituição física de um homem de 55 anos de idade, graças a fatores genéticos. E, ao contrário do que possa parecer, o francês não se priva do que mais gosta: “vinhos, boa comida e até um bom namoro, mas tudo com moderação”, completa.
Ele explica seu segredo para uma vida saudável: “sou um cara de sorte, pois não tenho problemas de saúde muito sérios. Meu conselho para todos, não importa a idade é manter-se em movimento. Algumas pessoas quando chegam aos 80 anos, ficam trancadas dentro de casa jogando cartas. Eu não! Simplesmente não consigo ficar parado”.
http://mtbbrasilia.com.br/2014/01/21/com-102-anos-ciclista-frances-tenta-quebrar-o-proprio-recorde/

Nenhum comentário: