segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

João Pessoa vai criar 60 vagas de estacionamentos públicos para bicicletas

Semob vai instalar os paraciclos em vagas de estacionamentos de carros - 21/12/2013
Foto: Internet

















Para melhorar e ampliar a infraestrutura cicloviária da cidade e dar mais segurança aos ciclistas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa começou a instalar paraciclos na orla da Capital para estimular o uso da bicicleta e garantir um local seguro para estacioná-la.
Dos cinco conjuntos de paraciclos que serão armados em pontos de maior concentração de serviços e pessoas, do Cabo Branco a Manaíra, a Semob já instalou o primeiro no Busto de Tamandaré. Os demais serão implantados nos seguintes locais: em frente ao Banco do Brasil da avenida Senador Ruy Carneiro; na avenida Cabo Branco em frente ao Sesc, na última vaga antes da avenida Buarque (primeira esquina após a Beira Rio) e na rua Dr. Alcebíades Silva em frente ao nº 3710. Foram priorizados os lugares onde, naturalmente, há uma maior demanda de ciclistas.
Os paraciclos têm seis barras de apoio em forma de um ‘U’ invertido onde os ciclistas poderão encostar e trancar com corrente/cadeado suas bicicletas, além de um totem com informações. Para confeccionar o equipamento, o material utilizado foi o aço galvanizado revestido de pintura eletrostática a pó nas cores amarelas.
Locais - A Semob vai instalar os paraciclos em vagas de estacionamentos de carros. Em cada vaga, substituída pelos equipamentos, estacionam doze bicicletas, totalizando 60 onde caberiam apenas cinco carros. Para isso, será necessária uma pequena modificação na vaga para proteger melhor o espaço de estacionar as bicicletas, criando um canteiro no entorno do equipamento.
Com a mudança, os paraciclos ficarão protegidos dos carros que estacionarem nas vagas anteriores e posteriores. A medida também evita o estacionamento de moto nesses espaços.
Na área onde serão montados os paraciclos, a Semob colocará totens com aproximadamente 2,10 de altura. Os totens conterão mapas que funcionam como informativo do mobiliário urbano, mostrando a localização dos demais paraciclos.

Nenhum comentário: