segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Detran revela redução de acidentes envolvendo bicicletas

06/12/2013
Estudos recentes realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam uma redução nos acidentes envolvendo ciclistas. Os dados mostram que, de janeiro a outubro de 2012, foram registradas 262 ocorrências sem vítimas e 71 com vítimas, nas quais havia a condução de bicicletas. Já em 2013, foram computados 208 e 63 incidentes, sem e com vítimas, representando assim um decréscimo de 21% e 11%, respectivamente.
Com relação ao total de veículos envolvidos em acidentes de trânsito, é observada uma redução de 19% nos acidentes com vítimas e 8% nos acidentes sem vítimas. Quanto aos óbitos em acidentes de trânsito relacionados a bicicletas, de janeiro a outubro de 2012, foram 13 vítimas. Já de janeiro a outubro deste ano, houve nove vítimas, havendo uma redução de 31%.
Dados mostram efetiva redução nos acidentes envolvendo bicicletas.
Dados mostram efetiva redução nos acidentes envolvendo bicicletas.
Um dos motivos para a redução são as campanhas de conscientização a este público, de acordo com a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco. "Os ciclistas, assim como os pedestres, são os mais vulneráveis no trânsito. Entendendo esta realidade é que nós tentamos interagir com este público, abordando, conversando, instruindo e distribuindo materiais, como folders e adesivos refletivos, para mostrar que é possível fazer a condução na bicicleta de maneira segura".
Geny explica ainda que a bicicleta é um veículo muito utilizado na cidade de Rio Branco e especialmente nos municípios do interior, por ser barato, sem necessidade de combustíveis, apenas a propulsão humana. "É meio de transporte com custo benefício atrativo. Porém, ao mesmo tempo em que é um veículo econômico, também merece cuidados redobrados no que diz respeito à segurança dos que a utilizam", reforça.
Cadeirinhas para bicicleta
Cadeirinhas para bicicletas foram entregues nos últimos dois anos pelo Detran. Os equipamentos foram doados pela Seguradora Líder, responsável pelo seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) e distribuídos em creches e escolas de ensino fundamental de Rio Branco e outras cidades do interior do Estado, visando a segurança das crianças que são conduzidas por seus pais em bicicletas.
Rio Branco: Referência em ciclovias
Com 60 quilômetros de ciclovias, Rio Branco possui um dos melhores planos cicloviários do país, de acordo com publicação eletrônica Planeta Sustentável, da editora Abril. É o exemplo brasileiro de priorização da bicicleta como meio de transporte.
Confira os dados: Dados Detran 

Nenhum comentário: