sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Câmara rejeita projeto para emplacar bicicletas

Graças à pressão de ciclistas, comissão da Câmara rejeitou, por unanimidade, projeto do vereador Adilson Amadeu

SABRINA DURAN
27/11/2013 14h35 - Atualizado em 28/11/2013 12h35

Bicicletas_cidade_bike (Foto: Shutterstock)

A novela do emplacamento de bicicletas promovida pelo vereador-despachante Adilson Amadeu (PTB) teve, hoje (27/11), um desfecho positivo para os ciclistas. Projeto de lei de sua autoria foi rejeitado por unanimidade pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal em audiência pública realizada ao meio-dia. O PL ainda deve ir a outras comissões, mas com o desgaste do vereador entre a sociedade civil e entre seus próprios colegas, que tentaram convencê-lo a arquivar o projeto, dificilmente essa história irá adiante.
Foram pelos menos quatro audiências em que os ciclistas compareceram e criticaram, de forma unânime, a proposta de Amadeu. A pressão também foi grande nos veículos de comunicação independentes e nas redes sociais - Amadeu bem que tentou debater com alguns ciclistas no Facebook, mas não aguentou a pressão dos argumentos e se esquivou do diálogo alegando estar sendo "ofendido".
Adilson Amadeu, ao centro e sem capacete, sem luva e sem óculos de proteção, itens que, juntamente com o emplacamento, ele quis tornar obrigatórios aos ciclistas (Foto: Reprodução/Facebook do vereador)

 Insistência e atenção
Apesar dos pedidos de reconsideração dos colegas para que arquivasse o PL, Amadeu mostrou-se irredutível. Tensionou tanto a corda que terminou por arrebentá-la e arrebentar-se, criando para si impopularidade, críticas e dúvidas sobre a lisura da sua proposta, afinal, é um vereador-e-despachante propondo o emplacamento de bicicletas que só prejudicará os ciclistas.
Um salve e um muito obrigada a tod@s @s envolvid@s, e um lembrete para que continuem atentos à movimentação dos legisladores. Dada a persistência no erro do nobre vereador, está claro o sinal de que a qualquer momento ele pode voltar a propor alguma pérola.
 * Esta foto foi apresentada hoje aos vereadores pelo ciclista Carlos Crow, da Ciclocidade. Carlos questionou a seriedade do vereador ao tentar tornar obrigatório por lei o emplacamento, uso de capacete, luvas e outras coisas se ele mesmo não segue o que propõe. O link para a foto original é este.

Nenhum comentário: