quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bicicleta para refrescar

Entre tantos usos possíveis para uma bicicleta, o de borrifador é ideal para dias quentes

SABRINA DURAN
Bicicleta é meio de transporte, esporte, lazer, instrumento de trabalho, fonte de energia limpa e renovável. Entre tantos usos possíveis para ela, a função "borrifador de água" é o mais indicado para os dias de muito calor, como hoje.
Construir a bicimáquina-borrifadora é relativamente simples. Basta um pouco de engenho para colocar cada material no lugar certo e pronto, está feito o invento. Pela foto é simples entender como tudo funciona: basta fixar sobre o bagageiro da bicicleta um balde com uma torneira + mangueira adaptadas - a fixação do balde pode ser feita por meio de cordas elásticas enganchadas no próprio bagageiro.
A torneira regula o fluxo de saída da água que vai no balde, e a mangueira apontada para o pneu traseiro escoa a água que será espirrada nos passantes conforme gira pelas pedaladas de alguém.
O ideal desta bicimáquina é colocá-la em alguma área verde que será regada e aproveitar a água da rega pra refrescar quem passa (Foto: Sabrina Duran)
O mais importante nesta bicimáquina é manter a roda de trás livre, garantindo a função "borrifadora" do invento. Isto se faz com um rolo de treino ou qualquer outro suporte capaz de deixar a roda de trás suspensa e manter a bicicleta equilibrada e imóvel enquanto uma pessoa pedala.
Quem criou a bicicmáquina das fotos foi a querida Ana Sanches, amiga e parceira docoletivoCRU, que apresentou a bike borrifadora em um evento em 2012 repleto de crianças. O ideal é que o invento seja colocado em alguma área verde que será regada, pois assim usa-se a água da rega para as plantas e os passantes que também precisam se hidratar/refrescar em dias de muito sol.
Fazer a bicimáquina borrifadora requer engenho e poucos materiais: balde, torneira, mangueira, uma bicicleta e um rolo de treino (ou qualquer outro suporte capaz de deixar a roda traseira livre) (Foto: Sabrina Duran)

Nenhum comentário: