quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Garrafinhas d'água podem transmitir doenças

Bateu aquela sede e não nenhum bebedouro por perto? O ideal é ter sempre em mãos uma garrafinha com água, para manter o corpo hidratado durante todo o dia. Além da praticidade, as squeezes são ecologicamente corretas, uma vez que dispensamos o uso de vários copos descartáveis ao longo do dia. Mas será que utilizamos as garrafinhas da maneira correta?

Por estar em contato direto com nossa boca e mãos, as garrafinhas de água acabam se enchendo de bactérias. Por isso, há risco de contaminação por bactérias nocivas à nossa saúde, como o estreptococos e o estafilococos, causando doenças como amidalite, faringite e outras ainda mais sérias.

Isso não quer dizer que devemos abrir mão do uso das garrafinhas, mas mantê-las higienizadas para reduzir os riscos de contaminação e doenças. A squeeze nunca deve ser compartilhada com outras pessoas e precisa ser limpa todos os dias, para evitar bactérias e fungos. Veja algumas dicas e cuidados que deve tomar com as garrafinhas de água.
Alguns cuidados



Squeeze – garrafinhas de água

Nada de reaproveitar garrafinhas de suco ou refrigerante! Use apenas os recipientes de água mineral e, mesmo assim, essas devem ser trocadas a cada 3 dias;
Se possível, opte pelas squeezes feitas em aço inoxidável. O aço é mais fácil de ser higienizado e funciona como bactericida;
Garrafinhas transparentes e com a boca mais larga também são mais adequadas, pois é possível ver o que acumula dentro dela e limpar com escova ou esponja;
Quem bebe direto no gargalo não deve levar mais que 3 horas para beber todo o líquido da garrafa;
As melhores garrafinhas são aquelas que impedem o contato direto da água com a saliva;
Lave sempre as mãos antes de tomar a água.

Como limpar
É importante que a limpeza das garrafinhas seja feita diariamente. Do contrário, vão se acumulando fungos e bactérias na água que fica no fundo do recipiente, facilitando a contaminação. Outra dica é nunca usar água fervente, principalmente nas garrafas de plástico, para não haver liberação de substâncias tóxicas. Observe principalmente as fissuras e tampa da garrafa, onde a sujeira se acumula com mais frequência.

Uma boa maneira de se higienizar a garrafinha de água é deixando-a de molho em uma mistura de água e hipoclorito (uma colher por litro de água) por cerca de 20 minutos. Depois é só passar uma escovinha na água e enxaguar em água corrente. A limpeza também pode ser feita com água, detergente e o auxílio de uma esponja ou escova.

Seguindo essas dicas, você manterá seu corpo sempre hidratado, sem nenhum risco para a saúde.

Um comentário:

mohallem angeko disse...

Outra dica é colocar uma colher de arroz cru com um pouco de detergente e água, depois é só agitar bem e enxaguar.

Angelo Mohallem