quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pedalar traz benefícios para a mente e o corpo


Pedalar traz benefícios para a mente e o corpo Tadeu Vilani/Agencia RBS
Pedalar não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendõesFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Andar de bicicleta está se tornando uma atividade cada vez mais comum entre os brasileiros. Além de ser uma opção de transporte mais sustentável, usar a bicicleta para ir ao trabalho ou estudo também melhora a qualidade de vida e diminui o estresse, trazendo benefícios para o corpo e a mente.
— Ao pedalar, o ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais. Também melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso — explica a fisioterapeuta Tânia Fleig.
Segundo a especialista, pedalar não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendões, facilitando a execução da atividade física em pessoas com problemas articulares e também é considerada uma atividade social que pode ser realizada com amigos e familiares.
Antes de começar a pedalar é importante consultar um profissional da saúde para avaliar o condicionamento e resistência física, além de adquirir os acessórios necessários de proteção, como o capacete e as luvas de ciclismo.
Vale lembrar que jamais deve-se praticar exercício em jejum. Portanto, quando a pessoa optar por pedalar, seja na academia ou indo para o trabalho, é importante fazer uma refeição leve antes de pegar a bicicleta, além de manter a hidratação com a ingestão de água ou isotônicos.
Outros detalhes precisam ser observados, caso o ciclista opte por pedalar nas ruas da cidade. Entre eles estão:
— Utilize roupas chamativas para evitar o risco de colisões com automóveis
— Nunca pedale na contramão. Ande sempre a direita da pista ou, quando tiver, na ciclofaixa
— Cuidado ao utilizar fones para ouvir música. É preciso ter atenção no trânsito
— Tenha sempre uma garrafa com água

Nenhum comentário: