quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fim de Semana do Dia Sem Carro em BH

Está chegando mais um Dia Mundial Sem Carro. Desde 2005, ocorre uma grande pedalada em celebração à data, como parte das atividades de reflexão sobre os meios de transporte. Ainda os ciclistas demonstram que a bicicleta faz parte do trânsito de Belo Horizonte, e quem a escolhe deve ser respeitado e protegido por quem vive atrás do para-brisa. Ano a ano novas atividades surgem, e em 2013 teremos pelo menos 4 grandes pedaladas no fim de semana.  Há opções para todos os gostos e que agradarão a maioria dos ciclistas. Programe-se e participe!
#vempraruapedalar
Clique nas figuras para obter todas as informações sobre os eventos. Dependendo do horário, utilize o metrô com sua bicicleta.
20.09 – Bicicletada Especial
Bicicletada DMSC

21.09 – 1º Pedal Solidário “Sou Ciclista, Sou do Bem”.
Será uma forma de manifestação a respeito da mobilidade urbana em grandes cidades, em composição ao DMSC (22/09) e ao dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência (21/09). Para tal foi proposto um passeio ciclístico solidário, visando a doação de itens de necessidade pessoal a uma instituição de caridade de Belo Horizonte que trata de pessoas com paralisia cerebral (Creche Tia Dolores), ao mesmo tempo levantar ações sobre o uso da bicicleta no trânsito e estimular a prática de esportes. Envolverá professores e alunos da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, bem como a comunidade e grupos de ciclistas em geral.
Vamos fazer a diferença para essa instituição e as pessoas assistidas por ela. Monte sua equipe e concorra a uma bike (Caloi Terra), veja regulamento no site e no Facebook.
Local: Praça da Estação
Concentração: 9h
Final: Praça da Estação
Distância: 12km
Pedal Solidário Anhanguera
21.09 – Balada Bike Anjo
Em comemoração aos 3 anos da iniciativa nacional, os grupos de Bike Anjos pelo pais farão uma festa com transmissão ao vivo. Além de uma grande confraternização, é mais uma oportunidade de ciclistas conhhecerem outros ciclistas e pessoas que simpatizam com a bicicleta. Veja todas as  informações aqui.
Local: La Tosqueria Bar – R. Cláudio Manoel, 329 – Serra
Horário: 20h
22.09 – Ciclo Sesc
Fortalecer a imagem do ciclismo como uma prática de lazer associada à atividade física, à saúde, à qualidade de vida e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para visitar, conhecer e preservar o patrimônio histórico e cultural de suas cidades. O Ciclo Sesc ocorre em 16 municípios do estado. A participação é gratuita e destinada a ciclistas de todas as idades. Mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou 1L de leite longa vida, os participantes receberão um kit personalizado, com camisa, boné e lanche. Todos os alimentos arrecadados serão encaminhados ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas. Os kits são limitados.
Local: Praça da Santa Tereza
Concentração: 7:30 – Distribuição de Kits, mediante 1kg de alimento
Saída: 8:30
Distância: 8km
22.09 – Pedalada do Dia Sem Carro
Uma das maiores concentrações de ciclistas que BH reúne anualmente para reivindicar mais segurança, mais respeito, mais infraestrutura para quem pedala na cidade, seja por transporte, lazer ou esporte. Apor ano, mais de 600 ciclistas são vítimas de acidentes de trânsito na capital de Minas Gerais. Na maioria das ocorrências, a imprudência de motoristas atua violentamente contra a vida. Prepare sua plaquinha, faça um cartaz e venha conosco por um percurso que “abraça” a Contorno, como forma de colocar a bicicleta em evidência. Todas as informações estão sendo atualizadas no evento do Facebook.
Local: Praça Raul Soares
Concentração: 15h
Saída: 15:30
Final: Praça da Estação
Distância: 13km
Pedal Dia Sem Carro

por: Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo
Agenda completa: www.diamundialsemcarro.tk
fonte:  http://mountainbikebh.com.br/site/index.php/fim-de-semana-do-dia-sem-carro-2013#sthash.pZuhn3Vc.dpuf

Nenhum comentário: